Estudantes da ECA são premiados no concurso 'Imagens em Patrimônio'

Premiação do Centro de Preservação Cultural da USP busca valorizar a amplitude da vivência universitária e seus bens culturais

Comunidade
Foto dos vencedores do concurso Imagens em Patrimônio. À esquerda, Carolina Lixandrão, uma jovem branca de cabelos cacheados, ao lado de um esqueleto de laboratório. Ela usa óculos, casaco preto, blusa estampada colorida e calça jeans. Ao meio, Leonardo Ripoll, um homem jovem e branco, de cabelos e olhos claros. Ele tem barba e usa uma camiseta na cor cinza. À direita, Mariana Zancanelli, ela é uma jovem branca, de cabelo lisos castanhos, usa óculos e está sorrindo para a câmera. Sua blusa e calça têm tons de azul. Ela segura o certificado de menção honrosa do concurso
Ecanos premiados no concurso Imagens em Patrimônio. Da esquerda para direita: Carolina Lixandrão, Leonardo Ripoll e Mariana Zancanelli. Fotos: acervos pessoais dos estudantes

O Centro de Preservação Cultural (CPC) - Casa da Dona Yayá, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) da USP, promove, pela primeira vez, o concurso Imagens em PatrimônioEntre os premiados estão três estudantes da ECA: Carolina Lixandrão, Leonardo Ripoll e Mariana Zancanelli.

A estudante de Jornalismo Mariana Zancanelli, que recebeu menção honrosa, conta que seu primeiro contato com a fotografia foi durante um estágio na ECA, no qual publicou reportagem sobre a professora visitante Dodi Leal. Mariana acredita que concursos como esse incentivam os estudantes a participarem de mais atividades de cultura e extensão: “Eu sempre gostei de tirar fotos, mas nunca foi nada muito elaborado. Foi só quando entrei no estágio que tive a oportunidade de usar uma câmera profissional pela primeira vez. (...)".

Essas atividades são uma maneira muito boa de dar espaço pra criatividade e de reconhecer bons projetos entre os estudantes.”

Mariana Zancanelli, estudante de Jornalismo e uma das premiadas

Fotografia dos vencedores do concurso, durante a cerimônia de premiação. Na imagem, 16 pessoas estão reunidas, posando e sorrindo, olhando em direção à câmera. O espaço conta com um piso marrom e paredes brancas
Os vencedores do concurso durante a cerimônia de premiação. Foto: Acervo CPC

O concurso foi aberto para todo o público, com ou sem vínculo com a universidade, e teve como objetivo destacar o patrimônio universitário para além de seus monumentos ou acervos, valorizando também a vivência e a experiência imaterial de estar na USP. Para Leonardo Ripoll, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA, a fotografia é uma forma de preservação do patrimônio: “Entendo que a fotografia é um registro de espaço e tempo que movimenta memória, consciência e imaginário. Sendo assim, ela é objeto que contribui na preservação histórica do patrimônio, aqui entendido de forma ampla como o próprio concurso propôs”. Em seu ensaio, Leonardo apresentou diferentes “caminhos” presentes na USP, passando por três institutos da universidade.

Dividido nas categorias Celebrações, Formas de Expressão, Saberes, Lugares e Objetos/Edificações, o concurso foi realizado entre abril e junho deste ano. Em julho, foram anunciados os vencedores. No segundo semestre, as fotografias premiadas serão expostas na Casa de Dona Yayá e publicadas em um catálogo. O concurso Imagens em Patrimônio premiou os primeiros lugares de cada categoria com um vale-compras da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) no valor de 500 reais.