Nascente USP está com inscrições abertas para edição de 2023

Concurso artístico é aberto a estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade; no ano passado, ECA se destacou em todas as categorias

Vida acadêmica

Quem possui um projeto artístico guardado na gaveta e nunca mostrou para ninguém ou quem tem alguma obra em desenvolvimento tem agora a chance de apresentá-lo ao público por meio do Nascente, concurso cultural da USP. As inscrições estão abertas e se encerram no dia 12 de junho.

Arte de divulgação do concurso Nascente USP 2023. Imagem com destaque para a palavra “inscreva-se” no centro e “Nascente USP” no topo. O fundo da imagem é composto por constelações em tons de rosa, vermelho e lilás.
Imagem reprodução/site Nascente USP

O Nascente USP é uma iniciativa de fomento à cultura desenvolvida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). Tradicionalmente, seu objetivo é incentivar e estimular o potencial artístico existente nas vivências acadêmicas por meio de um concurso aberto aos estudantes da Universidade. O Nascente USP considera que a USP não é somente um dos principais berços da Ciência brasileira, mas é também celeiro privilegiado de produção artística.

Desde sua criação, em 1990, o Nascente já teve mais de 10 mil participantes  e tem premiado e divulgado trabalhos de centenas de estudantes da USP. O concurso tem sete categorias: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Texto, Música Popular e Música Erudita. As produções vencedoras em cada categoria receberão um prêmio no valor de 4 mil reais

Em 2022, ECA brilhou nas sete categorias do Nascente

Na última edição do Nascente USP, ecanos se destacaram, com prêmios ou menções honrosas em todas as sete categorias. Foram premiados estudantes de graduação, pós-graduação, estagiários e uma funcionária, que também é aluna de doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

Além da premiação, o Nascente também promove diversos eventos para divulgar os trabalhos classificados e finalistas. A exposição Visualidade Nascente reúne as obras das categorias Audiovisual e Design, enquanto as Mostras Nascente apresentam as produções de Artes, Cênicas, Música Popular e Música Erudita. Já o Sarau Literário Nascente promove a leitura, por seus atores, de trechos das obras finalistas na categoria Texto.

A participação no concurso é aberta a estudantes regularmente matriculados na graduação ou na pós-graduação da USP, em qualquer área do conhecimento. Para se inscrever, acesse o site do Nascente USP.

Imagem de capa: reprodução/ site Nascente USP