CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração

ECA e universidade francesa promovem encontros entre doutorandos

AGENDA

As jornadas, abertas e online, pretendem firmar um acordo de cooperação e mobilidade entra a ECA e a Universidade de Toulon

Foto da Universidade de Toulon. A imagem é panorâmica e capta parte da calçada, com vários pedestres. Os primeiros pisos do prédio têm a cor marrom. A parte de cima é composta por dois blocos brancos com vidraças azuladas e na lateral de um deles, estão aparentes várias janelas distribuídas em cinco andares.
Universidade de Toulon, na França. Foto: reprodução / campus de Toulon.

Acontece no dia 1º de março o primeiro encontro entre estudantes de doutorado da ECA e do Institut Méditerranéen des Sciences de l'Information et Communication (Instituto Mediterrâneo de Ciências da Informação e Comunicação) da Universidade de Toulon, na França.

A iniciativa de realizar o encontro entre pesquisadores das áreas de Comunicação e Informação vem da intenção de promover o compartilhamento de experiências e ideias para, por fim, consolidar um acordo de cooperação e mobilidade entre as instituições.

Ao todo serão realizadas três jornadas, nos dias 1º de março, 5 de abril e 3 de maio, todas às 10h no horário de Brasília (14h no horário francês), com apresentações em inglês e francês. A transmissão acontece via Zoom.

Este ciclo de encontros entre as duas universidades é coordenado pelos professores Rodrigo Ratier e Marisa Midori Deaecto, ambos do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA.

Confira os temas e palestrantes dos três dias de jornada:

1º de março

Ana Paula Cardoso
A redação como núcleo pensante e escola de formação

Jean-Marc Julien
Temps, temporalités et communication humaine (Tempo, temporalidades e comunicação humana)

Victor Freitas Vicente
Interfaces para governança algorítmica: a questão da agência humana em mídias sociais

Aianne Amado
Fandons de resistência: diversidade cultural e identidade nacional na cultura pop brasileira

David Lamboley
Les apports de la sonification dans la représentation des donnée (As contribuições da sonificação na representação de dado)

Lorena de Andrade Trindade
Mulheres reescritas: abordagens sobre feminicídios e o texto antissexista como alternativa no Grupo Folha-UOL

Lorrayne dos Santos
Les processus de communication des associations pour l'inclusion sociale des handicapées: Une approche comparative entre le Brésil et la France (Os processos de comunicação das associações para a inclusão social de pessoas com deficiência: Uma abordagem comparativa entre o Brasil e a França)

3 de maio

Cristiane Tavares
Communication publique territoriale et participation citoyenne. Étude sur les usages citoyens des technologies numériques (Comunicação pública territorial e participação cidadã. Estudo sobre a utilização das tecnologias digitais para a cidadania)

David Nogueira da Costa
Produção e Consumo de prazer em rede: o mercado sexual online em plataformas digitais

Gisela Cardoso
La guerre racontée sur les réseaux socionumériques : une étude comparative entre la couverture des conflits armés en Syrie par le journalisme alternatif et les agences de presse occidentales sur Twitter (A guerra contada nas redes sociais: um estudo comparativo entre a cobertura dos conflitos armados na Síria pelo jornalismo alternativo e pelas agências de notícias ocidentais no Twitter).

Maëlle Ribondeau
A definir

ECA-USP e Universidade de Toulon promovem encontro de doutorandos Brasil-França

Data: 1º de março, 5 de abril e 3 de maio