Institucional

Nota de esclarecimento sobre as chuvas que atingiram o Departamento de Artes Plásticas

COMUNICADOS

A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo no dia 18 de fevereiro (sábado) afetou também o edifício do Departamento de Artes Plásticas (CAP) e algumas áreas do seu entorno. Um relatório completo dos danos causados ao Departamento e à ECA pela chuva foi encaminhado à Superintendência do Espaço Físico (SEF) da USP, órgão da Universidade responsável pelas obras de infraestrutura no campus.

Em paralelo, a equipe de manutenção da ECA tem trabalhado intensamente nas últimas semanas para o reparo dos danos e limpeza das cinco salas de aula e laboratórios mais afetados. Também foi reforçada a limpeza de galerias em toda a Escola e, principalmente, na região dos Departamentos de Artes. Estudantes de Artes Visuais que participam da recepção aos calouros e docentes do CAP estão organizando um mutirão de pintura das salas, pensando na proximidade do semestre letivo.

Historicamente, os edifícios de Artes são mais impactados pelas chuvas por conta das características do terreno em que se encontram. O último registro de alagamento na região foi em 2019. Em 2020, após anos de tramitação, foi realizada uma grande obra de drenagem, quando foram construídas 10 galerias pluviais nos jardins internos do Departamento de Música com o objetivo captar, transportar e drenar a água da chuva, o que, segundo a SEF, resolveria o problema dos alagamentos na região.

Diante de nova ocorrência, estão em estudo outras medidas possíveis à ECA para evitar situações como esta no futuro até que a SEF apresente uma solução que seja definitiva de fato para o problema.

Diretoria da ECA