Institucional



Nota de esclarecimento sobre a contratação de Orientadores de Arte Dramática para a EAD

COMUNICADOS

A Escola de Arte Dramática (EAD) é uma escola de teatro vinculada à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Os professores e professoras da EAD são servidores técnico-administrativos da USP, atuando na função de “Orientadores de Arte Dramática”.

Na última década, toda a Universidade sofreu uma queda sensível do seu quadro de docentes e servidores técnico-administrativos. Em 2023, contudo, essa redução foi mais expressiva na EAD: cinco funcionárias solicitaram aposentadoria, reduzindo a seis o número de Orientadores de Arte Dramática da EAD. 

Já no segundo semestre de 2023, foi realizado um concurso público emergencial para a contratação de dois novos orientadores para a EAD. Contudo, um recurso apresentado junto ao Ministério Público (MP) contra o concurso ocasionou no atraso das contratações pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH). Atualmente, o DRH aguarda a análise do MP sobre a resposta da Fuvest ao recurso para dar andamento à admissão dos novos servidores. Somente após essa análise será possível dar andamento às contratações. A expectativa é que os dois novos Orientadores de Arte Dramática da EAD sejam contratados até o final do mês de março. 

Em paralelo, a ECA já solicitou à Reitoria a antecipação da distribuição de vagas de funcionários que se aposentaram no ano passado. Com essas vagas, deverão ser contratados, ainda em 2024, mais novos orientadores para a EAD. Havendo continuidade na contratação de novos servidores técnicos-administrativos para a Universidade, nossa perspectiva é pela recomposição gradativa do quadro de professores do curso técnico de teatro.

 

Diretoria da ECA