Nota de Falecimento – Ethevaldo Mello de Siqueira

COMUNICADOS
Foto de Ethevaldo Siqueira. Um homem branco, parcialmente calvo e grisalho. Na foto, ele está sentado em uma cadeira em um estúdio de TV. Veste um terno preto, camisa branca e gravata vermelha. Ao fundo, três pessoas, dois homens e duas mulheres, ajustam os equipamentos para gravação do programa de TV.
Ethevaldo Siqueira, durante gravação do programa Roda Viva. Fonte: Reprodução/Mundo Digital

É com grande pesar que a Diretoria da Escola de Comunicações e Artes da USP recebe a notícia do falecimento do professor e jornalista Ethevaldo Siqueira na noite do último domingo, dia 16 de outubro. Pioneiro do jornalismo de tecnologia, Ethevaldo foi aluno da ECA, onde também atuou como professor colaborador do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). O velório e o enterro acontecem nesta segunda-feira, dia 17, na cidade de Ribeirão Preto.

Egresso da primeira turma de Jornalismo da ECA, Ethevaldo foi professor de Tecnologia da Informação e Telemática no CJE entre os anos de 1988 e 1997.  Teve 11 livros publicados, entre os quais estão as obras Revolução Digital (2007) e Para Compreender o Mundo Digital (2008). Paralela à trajetória acadêmica, manteve relevante atuação como jornalista, dedicado por anos à cobertura de tendências e possibilidades da tecnologia que hoje fazem parte do nosso cotidiano, como os smartphones e os dispositivos comandados por voz.

Colaborou por mais de quatro décadas com o jornal O Estado de S. Paulo, como repórter, editor, colunista e blogueiro, além de ter atuado na revista Veja e na Rádio CBN. Foi idealizador de veículos ligados ao mundo da tecnologia, como o portal Mundo Digital, mesmo nome da sua coluna na Rádio Eldorado FM, estreada em 2018 e que contou com Ethevaldo pela última vez no dia 14 de outubro.

Na ECA, Ethevaldo Siqueira será lembrado com grande admiração por sua contribuição fundamental para o jornalismo brasileiro. Diante desta perda inestimável, esta Diretoria manifesta seu profundo pesar e presta solidariedade a colegas do CJE, amigos e familiares.

Diretoria da ECA