Silvio Sato assume a Ouvidoria da ECA
Pesquisador na área de comunicação e consumo, docente destaca o papel da Ouvidoria na mediação e construção de vínculos com a comunidade

A ECA tem um novo ouvidor. O professor Silvio Koiti Sato, docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), assume a função no lugar da professora Mônica Lucas, do Departamento de Música (CMU), eleita em março presidente da Comissão de Pós-graduação (CPG) da ECA.
Docente do curso de Publicidade e Propaganda, Silvio Sato é responsável pela disciplina de Promoção de Vendas, orienta projetos experimentais e trabalhos de conclusão de curso e integra o Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3). Suas pesquisas mais recentes tratam do consumo e dos usos midiáticos nas práticas sociais e da evolução da promoção de vendas no Brasil.
Ligada à Ouvidoria Geral da USP, a Ouvidoria da ECA tem a função de receber manifestações do público — reclamações, denúncias, sugestões ou elogios sobre os serviços prestados pela unidade. Qualquer pessoa pode escrever à ouvidoria: estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos, estagiários, prestadores de serviço, egressos ou público externo.
A Ouvidoria pode ser acionada, por exemplo, em casos de dificuldade de acesso a serviços da ECA, situações de conflito ou falta de resposta de setores administrativos e acadêmicos. Cabe ao ouvidor, nesses casos, mediar e buscar soluções possíveis para problemas que não foram solucionados pelos canais regulares de atendimento.
“Minha expectativa é de poder colaborar com a construção de vínculos e de relações cada vez mais saudáveis entre a ECA e a sua comunidade.”
Silvio Koiti Sato, ouvidor da ECA
Para o novo ouvidor, a função envolve escuta ativa, acolhimento e também o esclarecimento das responsabilidades. “A ouvidoria traz esse caráter de mediação, de acolhimento de manifestações e solicitações e, muitas vezes, também de esclarecimento das responsabilidades, principalmente, em relação a setores e departamentos — o que nem sempre é claro para quem faz a manifestação.”
Toda comunicação com a Ouvidoria da ECA é feita por escrito, por meio de formulário disponível na página da Ouvidoria Geral da USP. As manifestações devem ser o mais completas possível, estar sempre identificadas e conter dados de contato. É possível solicitar sigilo, caso em que a identidade da pessoa que fez a manifestação é preservada.
Com experiência na área de comunicação e branding, o professor Silvio vê na Ouvidoria mais um ponto de contato entre a ECA e seus públicos. “E todas essas interações trazem algo de que falo muito nas minhas aulas e pesquisas: a dimensão relacional de uma marca”, explica o docente. “A dimensão relacional e comunicativa talvez seja uma das mais importantes de uma marca hoje em dia, no sentido de criar vínculos fortes, saudáveis, dialogados e de grande confiança. Isso passa justamente por ter canais e possibilidades de comunicação e diálogo bem estruturados.”