Nota de repúdio a comentários transfóbicos dirigidos à professora Dodi Leal

COMUNICADOS

Manifestação do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas foi publicada como resposta a comentários transfóbicos dirigidos a docente convidada após matéria no G1

A professora, pesquisadora, performer, curadora, crítica e iluminadora teatral Dodi Leal ministra neste semestre a disciplina Fabulações Travestis Sobre o Fim como docente convidada do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da ECA. O caráter histórico da iniciativa tem tido diversas repercussões na imprensa, com destaque para uma matéria publicada no portal G1 em 7 de abril de 2023. Em razão desta reportagem, Dodi infelizmente foi alvo de comentários transfóbicos, que levaram o PPGAC a se manifestar publicamente por meio de uma nota de repúdio.

Confira a seguir a íntegra do texto:

"O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGAC-ECA-USP) vem manifestar seu repúdio em relação aos comentários transfóbicos feitos em resposta à matéria publicada pelo G1 sobre a presença de Dodi Leal como professora convidada pelo PPGAC para ministrar a disciplina 'Fabulações Travestis Sobre o Fim'. Tais comentários desrespeitam a qualidade do respaldado trabalho de Dodi como professora e pesquisadora, bem como desrespeitam a importância histórica desse acontecimento para a trajetória de luta das pessoas trans e travestis. Além disso, os comentários também contribuem para a perpetuação de dinâmicas transfóbicas de pensamento e convívio social, responsáveis por tornar o Brasil o país que mais mata pessoas trans e travestis. O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP repudia toda e qualquer forma de discriminação ou apagamento histórico em relação à população trans e travesti, como vem sendo enfatizado pelas políticas afirmativas da USP. O combate a todas as formas de discriminação e preconceito contribui para a constituição de uma sociedade mais democrática, justa e igualitária."

Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC)

26 de abril de 2023