Nota pública sobre a dissolução do PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos

COMUNICADOS

No dia 27 de julho, os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA publicaram uma nota de solidariedade aos discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. O texto critica o encerramento do programa da universidade gaúcha, um dos mais bem avaliados pela Capes, e se junta a protestos de outras entidades, como a Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – Compós.

Confira a seguir a íntegra da nota:

"Os discentes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo manifestam total apoio aos alunos pesquisadores e professores impactados pela dissolução dos Programas de Pós-graduação da Unisinos, dentre os quais se encontra o programa de Ciências da Comunicação.

O campo da comunicação perde com a ausência de um gigante da pesquisa e do ensino, com anos de história e reconhecimento. O PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos conta com uma das melhores avaliações na Capes, atualmente com a nota 6, e com vasta publicação científica de relevância.

É com tristeza e revolta que vivenciamos na pele o desmonte da pesquisa acadêmica no Brasil, o que caminha em direção contrária às demandas do mundo contemporâneo e às práticas das nações mais influentes do planeta. Apenas com investimento e reconhecimento do papel da ciência é que podemos garantir uma nação altiva e soberana.

Além da solidariedade aos colegas, também protestamos contra a atitude unilateral da universidade, baseada tão somente em aspectos econômicos, que desconsiderou a busca coletiva por alternativas em defesa da produção de conhecimento e da manutenção de empregos.

Endossamos a nota de protesto emitida pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – Compós, e demais entidades do campo.

Reforçamos o convite para que todas e todos assinem o Manifesto em defesa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos: https://forms.gle/KbtQvdaSpEXJaZ3x9

Discentes do PPGCOM ECA USP em solidariedade aos discentes e docentes do PPG em Ciências da Comunicação da Unisinos
São Paulo, julho de 2022."