ECA lança campanha pela concessão do título de Doutor Honoris Causa à Luiz Gama

Concessão do título precisa ser aprovada pelo Conselho Universitário da USP

Comunidade

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) submeteu ao Conselho Universitário da USP proposta de concessão do título de Doutor Honoris Causa à Luiz Gama – intelectual autodidata que se tornou herói nacional pelo seu ativismo abolicionista no século 19. Com o objetivo de dar visibilidade à proposta, a Escola acaba de lançar uma campanha junto à comunidade acadêmica em prol da concessão do título.

“A ECA compreende a medida não apenas como um marco simbólico de reparação pública à figura de Luiz Gama, mas, sobretudo, como uma sinalização importante da Universidade de São Paulo do seu compromisso político e social com valores éticos, republicanos e pela defesa da diversidade”, conta Brasilina Passarelli, diretora da ECA-USP.

A ECA preparou uma campanha nas redes sociais e no seu site, com reportagens e outros materiais de divulgação. Pessoas, grupos e entidades que queiram manifestar seu apoio à indicação de Luiz Gama para Doutor Honoris Causa da USP poderão trocar imagem de capa, compartilhar mensagens a seus seguidores ou, ainda, usar uma moldura de perfil no Facebook.

No dia 18 de junho, sexta-feira, às 17h, acontece o encontro Luiz Gama: muito além do abolicionismo!, com participação das pesquisadoras Ligia Fonseca Ferreira, da Unifesp, e Cinthia Gomes, da ECA, e mediação da professora Claudia Lago, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal da ECA no Youtube

Um abaixo assinado criado pelo professor Dennis Oliveira, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), e outros intelectuais negros está disponível na internet.

Quem foi Luiz Gama

Nascido em Salvador de mãe africana livre, Luiz Gama é enviado à São Paulo ainda na infância como escravo, após ser vendido pelo próprio pai. É alfabetizado apenas aos 17 anos, um ano antes de obter provas e conseguir judicialmente a própria liberdade. Na capital paulista, ingressa no curso de Direito no Largo São Francisco, porém é impedido de dar continuidade aos estudos por conta de atos racistas.

Luiz Gama passa então a estudar de forma autodidata, atuando como advogado na prática e libertando centenas de negros e negras da escravidão, conforme registrado pelos diversos processos de liberdade com seu nome no arquivo do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ao longo da sua vida, dedicou-se às causas abolicionista e republicana, tornando-se um erudito em diferentes áreas do conhecimento – Direito, Letras, Comunicação, Política, História, Religião e Filosofia.

A produção intelectual de Luiz Gama – discursos, petições jurídicas, artigos, crônicas, poesia e registro de fatos históricos em cartas – são hoje fonte primária de pesquisa em todo o país.

Ao conceder o título de Honoris Causa à Luiz Gama, a Universidade de São Paulo irá se somar a outras medidas de reparação tomadas pelo Estado e pela sociedade civil nos últimos anos: em 2015, Luiz Gama recebeu o título póstumo de advogado pela Ordem dos Advogados do Brasil e, em 2018, recebeu, do Congresso Nacional, o título de “Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil”, quando teve seu nome inscrito no livro dos heróis da pátria.

Materiais de campanha

Você também pode demonstrar seu apoio à concessão do título de Honoris Causa à Luiz Gama utilizando a haghtag #LuizGamaHonorisCausa e compartilhando em suas redes sociais os materiais da campanha:

Para trocar a moldura de perfil no Facebook, basta atualizar a foto, clicar em adicionar tema e buscar por "Honoris Causa Luiz Gama" para visualizar a arte criada para a campanha.

troca da imagem de capa
Quem quiser apoiar a campanha, pode usar o tema criado pela ECA. Arte: Susana Narimatsu Sato