Comisión de Relaciones Internacionales

Comissão de Relações Internacionais

Bolsas de exoneração de taxas para graduação e master na França

Foto colorida, em ambiente externo, do Arco do Triunfo na França, em dia ensolarado
Imagem: Pixabay

Por Maria Júlia de Lucca

Estão abertas as inscrições via Campus France para graduação e Master em universidades francesas públicas e privadas. Ao enviar a candidatura, os candidatos concorrem, automaticamente, a bolsas de exoneração parcial das taxas anuais nas instituições públicas. Com o benefício, as taxas caem de 3 a 4 mil euros por ano a, no máximo, 243 euros por ano. Essas bolsas são concedidas pela Embaixada da França no Brasil (Bolsa Bienvenue en France) ou pelas próprias universidades francesas.

Os cursos disponíveis para inscrições via Campus France são:

• Cursos de graduação (Licence, em francês): ingresso no 1º, 2º ou 3º ano da graduação
  • Cursos de pós-graduação (Master, em francês): ingresso no 1º ou 2º ano do Master
  • DUT: Diplomas Universitários de Tecnologia, formação de 2 anos do nível tecnólogo

Confira a lista de universidades que aceitam as inscrições.

Em linhas gerais, os candidatos devem apresentar:

• Documento de identidade e CV
  • Histórico e diploma/atestado de conclusão referentes ao nível anterior
  • Teste de proficiência no idioma (francês ou inglês, em função do curso escolhido)
  • Outros documentos: cartas de recomendação, certificados, motivações etc.

As inscrições vão até 23 de dezembro.

Outras informações estão disponíveis no site do Campus France.

Fonte: AUCANI