Cultura brasileira foi tema de workshops para estudantes estrangeiros

Pela primeira vez, Comissão de Relações Internacionais ofereceu cursos em língua inglesa para estrangeiros; iniciativa faz parte das ações de internacionalização da ECA durante a pandemia

Vida acadêmica

Em novembro deste ano, a Comissão de Relações Internacionais da ECA (CRInt) ofereceu, em parceria com os departamentos da Escola, uma série de workshops sobre a cultura brasileira para estudantes estrangeiros

A ideia surgiu de um projeto iniciado em 2017, com o oferecimento da disciplina interdepartamental Cultura Brasileira para Estrangeiros, que durou até 2019. Com a chegada da pandemia e a necessidade de muitos estudantes retornarem aos seus países, a CRInt precisou reformular a iniciativa.

“2020 passou e a Comissão ficou matutando sobre o que fazer para não deixar a internacionalização da escola morrer. Então surgiu a ideia de fazer esse curso on-line para alunos de universidades parceiras, oferecendo as aulas em inglês”, afirma Thaise Braga, funcionária responsável pela Comissão.

Assim foi criada a série de workshops Culturas Brasileiras: Comunicação e Artes. Organizados a partir de temas presentes nas diferentes culturas nacionais, com o intuito de abranger a diversidade do país sob o enfoque das Artes e da Comunicação, os workshops foram ministrados virtualmente e em inglês.

Fotografia em preto e branco mostra vários atores sobre um palco. Homens e mulheres, eles encarnam diferentes personagens: um cangaceiro, um casal de burgueses do início do século XX, uma criança, um índio, um militar, entre outros. Todos usam maquiagens carregadas no rosto.
Teatro Oficina apresenta O Rei da Vela em 1967. Montagem da obra de Oswald de Andrade teve direção de Zé Celso Martinez e é um marco importante da história do teatro no Brasil. Foto: Divulgação

No total, foram oito aulas com duas horas de duração oferecidas por docentes de seis departamentos da faculdade (CTR, CBD, CCA, CAP, CMU e CAC). Os cursos abordaram temas como cinema brasileiro, mídia e gênero, teatro, música, entre outros. A maioria dos alunos era das instituições Birzeit University e Polyticnic Hebron da Palestina.

Para Hadeel Abu Arqoub, estudante da Palestina, as aulas foram uma oportunidade de aprender sobre novas culturas e pessoas. “Ser um curso on-line também foi encorajador, porque muitos alunos, como eu, não conseguem participar de intercâmbios”.

Cecília Mello, professora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e presidente da CRInt, destaca a importância do projeto. “A  iniciativa foi bem-sucedida e constituiu um passo importante na internacionalização da ECA, tendo sido ministrada quase exclusivamente em inglês e tendo possibilitado uma aproximação com Instituições de Ensino Superior na Palestina, com destaque para a Birzeit University, com a qual firmaremos acordo em 2022.”

Sobre a CRInt-ECA

A Comissão de Relações Internacionais da Escola de Comunicações e Artes (CRInt-ECA) é responsável pela coordenação das atividades de cooperação internacional entre a ECA e as Instituições de ensino superior estrangeiras. Inserindo a Escola no contexto internacional, a CRInt funciona como canal de comunicação e estrutura de apoio aos docentes e aos alunos.

Imagem de capa: A Feira (1925), óleo sobre tela de Tarsila do Amaral