Comisión de Relaciones Internacionales

Comissão de Relações Internacionais

Programa de Mestrado “Latin America and Europe in a Global World"

Foto colorida, em ambiente externo, uma pessoa segura um globo terrestre em cima de livro preto
Imagem: Freepik

Por Maria Júlia de Lucca

Estão abertas as inscrições para o programa “Latin America and Europe in a Global World” LAGLOBE, programa de mestrado multidisciplinar e internacional com a duração de dois anos, realizado em três universidades diferentes e em três idiomas (espanhol, inglês e francês).

O programa é dividido da seguinte maneira:

• Primeiro semestre: aulas no Instituto Ibero-americano da Universidad de Salamanca onde os alunos aprenderão as bases teóricas e metodológicas em ciência política, economia, história e comunicação sobre a América Latina.
  • Segundo semestre: aulas no Instituto Nórdico de Estudos da América Latina (NILAS) da Stockholms Universitet, que se concentrarão nos desafios atuais da América Latina.
  • Terceiro semestre: aulas em Paris, no Instituto de Estudos Superiores da América Latina (IHEAL), Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, onde serão oferecidas bases teóricas e metodológicas visando a área disciplinar escolhida pelo aluno, além de uma formação profissionalizante.
  • Quarto semestre: O aluno deverá escolher entre as opções:
  1. Pesquisa: o aluno terá que realizar um trabalho de campo. Será supervisionado por um professor da Universidad de Salamanca, Stockholms Universitet ou Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e se beneficiará dos conselhos de um co-orientador de um dos parceiros acadêmicos do programa.
  2. Profissional: Os alunos que escolherem esta opção realizarão uma pesquisa de trabalho de campo ou um estágio profissional com um dos parceiros não acadêmicos do programa

A primeira sessão do processo de inscrição vai até 11 de fevereiro de 2022. Cerca de 15 bolsas integrais, financiadas pela União Europeia, são atribuídas aos melhores candidatos.

Para participar é necessário comprovar proficiência nos 3 idiomas:

• Inglês: nível C1
  • Espanhol: nível C1
  • Francês: nível B2

Confira outros requisitos para participar do programa.

Mais informações estão disponíveis no site do LAGLOBE.