+ Retrospectiva 2020: ECA tem produção artística e científica reconhecida e premiada
Relembre algumas produções artísticas e pesquisas da ECA que receberam importantes premiações no ano de 2020
A ECA é uma instituição de ensino e pesquisa que há décadas atua na formação de pesquisadores, artistas e profissionais das diferentes instâncias da cultura, das artes e da comunicação. Com isso, busca contribuir para o pensamento crítico da sociedade brasileira sobre questões que são determinantes para o desenvolvimento e valorização das áreas artísticas e culturais do país.
O conhecimento gerado na ECA manifesta-se de diferentes maneiras – projetos de ensino e pesquisa e produções artísticas são algumas delas – e, frequentemente, o resultado desse trabalho é reconhecido em premiações no Brasil e no exterior.
A seguir, listamos algumas premiações que foram destinadas a estudantes, egressos e docentes da ECA em 2020:
Em 2020 a USP realizou diversas ações de combate ao coronavírus, contemplando seus três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Nesse contexto, o Prêmio Vídeo Pós-Graduação no combate à Covid-19 buscou estimular e divulgar as produções de pós-graduação voltadas aos impactos da pandemia. Lorena Duarte de Oliveira, aluna do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), foi uma das vencedoras do prêmio. O vídeo produzido pela pós-graduanda fala sobre o ventilador pulmonar Inspire, desenvolvido pela Escola Politécnica.

A animação em realidade virtual A Linha, dirigida por Ricardo Laganaro, formado em Publicidade e Propaganda pela ECA, e com roteiro e design narrativo de Mariana Brecht, egressa do curso do Audiovisual venceu, em setembro, o Emmy Awards. A obra se destacou na categoria Outstanding Innovation in Interactive Media (Melhor Inovação em Mídia Interativa, em tradução livre), que reconhece as melhores contribuições para a evolução técnica e estética da interatividade em mídias digitais.

Em outubro, dois egressos do curso de Audiovisual conquistaram o cobiçado Kikito, uma das mais importantes premiações do cinema nacional. Vinícius Prado Martins ganhou o troféu na categoria Melhor Desenho de Som em Curta-Metragem, pelo trabalho em parceria com Isadora Torres no filme Receita de Caranguejo. Dirigido pela também ex-aluna Issis Valenzuela, o curta de ficção ainda rendeu um Prêmio Especial do Júri para a atriz Preta Ferreira.
O livro Publicidade Antirracista, organizado pelo pesquisador Francisco Leite e pelo professor Leandro Leonardo Batista, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), esteve entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2020, a principal honraria da literatura brasileira. A publicação ficou entre as cinco finalistas da categoria Economia Criativa, vencida pela obra Ecochefs: parceiros do agricultor. Sobre a indicação, Leite afirmou que: “Esse reconhecimento e visibilidade significam muito e refletem, para a nossa satisfação, a expressiva recepção e o impacto positivo que o livro vem operando socialmente desde o seu lançamento".

Dois trabalhos da ECA se destacaram no Prêmio Tese Destaque USP 2020, concluído em outubro. Daniel Gambaro levou o prêmio na categoria Ciências Sociais Aplicadas, com a tese A Instituição Social do Rádio: (Re)agregando as práticas discursivas na indústria no ecossistema midiático, orientada pelo professor Eduardo Vicente. Já na categoria Linguística, Letras e Artes, a tese de Brígida Moura Campbel Paes, Arte para uma cidade sensível: arte como gatilho sensível para produção de novos imaginários, orientada pelo docente Mario Ramiro, recebeu menção honrosa.
Em dezembro, o Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) foi contemplado com três prêmios no 19º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ). Os professores Dennis de Oliveira e Ricardo Alexino Ferreira, além do pós-doutorando Lourival da Cruz Galvão Júnior, orientado pelo professor Luciano Victor Barros Maluly, receberam menções honrosas da diretoria científica da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) pelos trabalhos apresentados no 15º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo.
Em dezembro, a Orquestra de Câmara da ECA-USP esteve entre as instituições escolhidas pelo público como vencedora do Grande Prêmio CONCERTO 2020, na categoria Reinvenção na Pandemia. Devido a pandemia do coronavírus, o Prêmio CONCERTO teve formato diferente em sua edição 2020: doze ações musicais concorriam ao Grande Prêmio – e quatro, sem ordem de classificação, foram escolhidas vencedoras. A OCAM obteve a premiação pelos projetos audiovisuais destinados a refletir sobre a pandemia e o país, como os filmes Inumeráveis e Temos por Quem Lutar.