EVENTOS
2024
- Roda de conversa literária: bell hooks - 'Pertencimento: uma cultura do lugar'
- Ciclo PPGCOM-CIP: assédio e saúde mental na Pós-Graduação
-
Nos dias 08/11, 13/11 e 21/11 do ano de 2024, a CIP-ECA promoveu rodas de conversa com os docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP, a fim de oferecer letramentos e discutir com os participantes os temas do assédio e da saúde mental no contexto da Pós-Graduação.
- Lançamento do livro "Ecos de Búzios: Contribuições ao Debate Brasileiro sobre Comunicação e Relações Étnico-Raciais"
-
No dia 21 de novembro de 2024, ocorreu na ECA o lançamento do livro "Ecos de Búzios: Contribuições ao Debate Brasileiro sobre Comunicação e Relações Étnico-Raciais", um evento realizado pelo Centro de Estudos Latino-americano de Cultura e Comunicação (CELACC) e pela Rede Antirracista Quilombação, com o apoio da Comissão de Inclusão e Pertencimento da ECA e do Coletivo Negro da ECA, a Opá Negra. A obra foi organizada pelo Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, em parceria com a Editora Dandara, e reúne textos de intelectuais e ativistas, como os professores Muniz Sodré e Dennis de Oliveira, docente representante do Departamento de Jornalismo e Editoração na CIP.
2025
- Neurodiversidade e Inclusão: Roda de Conversa
-
13 de maio de 2025
Com apresentações de Daniel Malva e de André Buchieri sobre seus projetos e pesquisas a partir de perspectivas neurodivergentes, foi aberta um conversa enriquecedora abordando vivências, interseccionalidade e diferentes visões de mundo na ECA/USP. - Políticas de Saúde Mental na USP: Inclusão, Pertencimento, Desafios e Limites
-
No dia 27 de maio de 2025, a CIP convidou Ricardo Teixeira, Diretor de Saúde Mental na PRIP e professor da FMUSP, para uma conversa com a Comunidade ECA com o tema Políticas de Saúde Mental na USP: Inclusão, Pertencimento, Desafios e Limites.
Ricardo introduziu apresentando o contexto de surgimento da PRIP e de muitas das suas políticas de inclusão e pertencimento, assim como passou por todas as diretorias e coordenadoria em sua explicação.
A partir de então, o diretor adentrou o assunto da saúde mental, falando a respeito da visão e do planejamento da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento para as ações relacionadas. Além disso, também foram abordados os temas: a perspectiva institucionalista da saúde mental; dados de saúde mental na Universidade; e o Programa ECOS - Escuta, Acolhimento e Orientação em Saúde Mental - da USP. - Orgulho em Movimento: Vogue na ECA/USP
-
Como fechamento do Mês do Orgulho LGBTQIAPP+, no dia 27 de junho de 2025, a CIP/ECA/USP promoveu na Unidade uma Oficina de Vogue, com foco em Hands Performance junto a JP Tourinho (SLY 007), ator-performer-bailarino, encenador-professor de teatro e estudante do curso de Artes Cênicas da ECA.
O Voguing, ou Vogue, faz parte do movimento Ballroom, que surgiu na Nova York dos anos 70 como um espaço de acolhimento, comunidade e pertencimento para pessoas LGBTQIAPP+, pretas e latinas marginalizadas pela sociedade, que formavam “Famílias” ou “Houses” para lutar por seus direitos. Com forte inspiração na moda – revista Vogue e desfiles -, o Voguing é uma importante maneira de expressão e empoderamento da Comunidade LGBTQIAPP+.
Durante a Oficina, que aconteceu no Prédio Central da ECA, Jp introduziu aos participantes as bases do Vogue e os cinco elementos (Hands, Catwalk, Duckwalk, Spin and Dip e Floor), possibilitando um ambiente de interação, pertencimento e aprendizado construído pela expressão corporal. Não apenas a história e a relevância do Vogue foram conhecidas, mas também a arte da performance como forma de manifestar identidade e resistência.
Por fim, foi realizada uma breve Vogue Jam, um palco aberto para prática dos aprendizados de maneira livre. - Oficina e Vivência de Cultura Ballroom - III Semana de Cultura e Extensão da ECA
-
Nos dias 21 e 22 de agosto, a CIP/ECA/USP realizou duas Oficinas de Voguing, ministradas por JP Tourinho, regadas a novos aprendizados sobre inclusão, pertencimento e práticas de expressão cultural e corporal.
Ainda, um ambiente de socialização, pertencimento e acolhimento foi propiciado por Vogue Jams mediadas por Ébano Teles, que convidou as/os participantes a explorarem uma nova forma de comunicar suas existências e individualidades a partir da performance e outros aspectos importantes da Cultura Ballroom.
Entre em contato pelo nosso e-mail:
Você também pode nos encontrar em:
3091-4322