ECA recebe estudantes e famílias em visita monitorada

A atividade acontece uma vez por ano e abre as portas da universidade para estudantes de Ensino Médio e cursinhos
 

Comunidade

As visitas monitoradas são um evento que acontece anualmente, em que estudantes de Ensino Médio e cursinhos têm a oportunidade de conhecer os cursos e os espaços físicos da USP, apresentados por professores e estudantes da graduação. Na última terça-feira, 23 de maio, a ECA recebeu jovens e famílias interessados nos cursos oferecidos pela unidade. 

Foto da visita monitorada à ECA. Na imagem, um professor apresenta um dos estúdios de audiovisual para os estudantes. O professor usa uma calça marrom e suéter amarelo e está de costas para a câmera, voltado para o público. Assistindo a apresentação, estão 18 pessoas, entre estudantes e responsáveis, homens e mulheres. A sala tem as paredes pretas e, ao lado direito, há cadeiras de plástico brancas e placas de madeira.
Durante o evento, os visitantes fizeram um tour pelo espaço físico da unidade. Na imagem,os visitantes conhecem um dos estúdios utilizados pelos estudantes de Audiovisual. Foto: Cecília de O. Freitas/ LAC.
 

Durante a parte da manhã, entre as 9h e as 13h , todos os departamentos da ECA ofereceram um tour pelos prédios e palestras com professores dos cursos. As apresentações foram realizadas em dois horários, para que os visitantes tivessem a oportunidade de conhecer mais de um curso e tirar todas as suas dúvidas. Esse foi o caso de Júlia, de 17 anos, que está cursando o terceiro ano do Ensino Médio e veio para a ECA pela primeira vez, acompanhada de sua mãe: "eu vim por causa de Artes Cênicas, mas também aproveitei para ver um pouco do Audiovisual. Eu queria saber como é que funcionava e achei incrível. Eu não esperava, é um mundinho, assim, particular.”

Para os responsáveis acompanhantes também foi uma oportunidade de conhecer o ambiente universitário e desmistificar noções sobre esse espaço, além de prestar apoio aos filhos, que estão vivendo o período pré-vestibular, marcado por escolhas importantes. Para a professora Sheila, que participou da atividade com a filha Beatriz, as apresentações foram importantes para reduzir a apreensão em relação à nova fase vivida por sua filha adolescente. "A apresentação foi conectada com a universidade. Então a gente consegue imaginar a ECA dentro de um universo maior. É  interessante para conhecer um pouco do que é a vida universitária que a gente sabe que não fica restrita apenas a uma faculdade ou a um departamento. Como mãe, acho muito importante, porque sai um pouco daquilo que é o imaginário e a gente tenta se aproximar daquilo que é mais real, então tira um pouco a ansiedade”, afirma.

Além da visita monitorada, estudantes de Ensino Médio e cursinhos podem conhecer a ECA e seus cursos durante a Feira de Profissões, que acontece todos os anos na USP, em agosto. Essas oportunidades são essenciais para aproximar a universidade da comunidade externa, especialmente dos estudantes que estão se preparando para as provas de ingresso. 

Confira algumas fotos da visita: 

Visita monitorada 2023

Foto de jovens sentados em uma plateia de teatro. Eles estão de costas para a câmera e olham para o palco, em cuja beira estão sentados Sandra Regina Sproesser, uma mulher de cabelos grisalhos na altura dos ombros, óculos, blusa estampada e calça verde, e Eduardo Coutinho, um homem calvo de cabelos grisalhos, de óculos, calça jeans e blusa vermelha com a gola da camisa aparente. A seu lado está apoiado, sobre o palco, um chapéu Panamá. A mulher fala e gesticula enquanto o homem e os jovens escutam.

No palco do Teatro Laboratório, os docentes Sandra Regina Sproesser e Eduardo Coutinho falam com os visitantes sobre o curso técnico de Formação de Atores da Escola de Arte Dramática (EAD) e o curso de graduação em Artes Cênicas. Foto: Amanda Ferreira/ LAC.

Foto de três pessoas tocando flauta enquanto olham para uma partitura em um cavalete. À esquerda, Toninho Carrasqueira, homem calvo de cabelos e barba branca, vestindo uma camiseta verde e uma camisa branca por cima. A seu lado, no meio, um homem de cabelos escuros, barba grisalha e óculos, vestindo calça preta, blusa vermelha de mangas compridas e colete preto. À direita, uma mulher de cabelos pretos presos na altura dos ombros, blusa preta e calça jeans. Ao fundo, um quadro branco com palavras e desenhos

O professor Toninho Carrasqueira e estudantes de Música receberam os visitantes com uma apresentação que contou com chorinho e outros gêneros musicais. Foto: Amanda Ferreira/ LAC.

Foto de dois jovens observando o professor Toninho Carrasqueira com uma flauta na mão enquanto manuseia folhas de partitura. À esquerda, um jovem de cabelos escuros cacheados, camiseta bege e calça jeans está sentado sobre uma mesa e sorri. A seu lado, outro jovem de cabelos escuros lisos, máscara no rosto, blusa preta de manga comprida e calça jeans. À direita, Toninho, um homem calvo de cabelos e barba branca vestindo camiseta verde e camisa branca por cima. Atrás dele, um estudante de cabelos escuros e ó

Após a apresentação, houve um bate papo com os visitantes. Foto: Amanda Ferreira/ LAC.

Foto de uma mulher fazendo uma apresentação de mídia. Ela tem cabelos com raízes grisalhas e pontas escuras e usa uma blusa verde de manga comprida. Sentada à esquerda da tela de projeção, ela manuseia o mouse de um computador enquanto olha para a tela, que mostra a página inicial do site do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação da ECA USP.

A professora Sumaya Mattar fez uma apresentação sobre as atividades da Licenciatura em Artes Visuais. Foto: Amanda Ferreira/ LAC.

Foto de um grupo de pessoas, jovens mulheres e um homem mais velho, em volta de uma mesa coberta por jornais, uma placa de metal e ferramentas para gravura. Em primeiro plano, um jovem de cabelos curtos e bigode fala e gesticula enquanto o restante do grupo escuta.

Os visitantes também puderam conhecer os ateliês do Departamento de Artes Plásticas, apresentados por um estudante de graduação. Foto: Amanda Ferreira/ LAC.

Foto de um grupo de jovens, mulheres e homens, sentados em uma sala de aula enquanto um homem realiza uma apresentação de mídia. Ele tem cabelos escuros, barba grisalha e óculos e veste uma blusa rosa e uma jaqueta preta. Ele fala e gesticula. Na tela a seu lado, informações sobre o Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA.

O professor Eneus Trindade, do curso de Publicidade e Propaganda, apresenta o Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) para os visitantes. Foto: Amanda Ferreira/ LAC.

Foto de uma jovem de pele clara e cabelos pretos compridos e lisos. Ela usa óculos e uma blusa amarela, e, sentada em uma carteira, apoia o queixo em uma das mãos. Ao fundo, outros jovens sentados olhando na direção da parte frontal da sala de aula.

Foto: Amanda Ferreira/ LAC

Foto de um homem negro de dreads grisalhos, barba branca, boina preta e óculos. Ele fala e gesticula enquanto jovens sentados à sua frente na plateia de um auditório o escutam. Ao fundo, uma mesa comprida com cadeiras vazias azuis e alguns microfones.

O professor Dennis de Oliveira durante a apresentação do curso de Jornalismo. Foto: Amanda Ferreira/ LAC.

Foto de uma mulher de cabelos cacheados e grisalhos na altura da nuca, usando óculos, blusa preta e calça jeans. Ela fala e gesticula para jovens sentados em carteiras à sua frente.

O curso de Turismo foi apresentado pela professora Valéria Castro. Foto: Amanda Ferreira/ LAC.

 


Imagem de capa: Amanda Ferreira/ LAC