Além do livro: você sabia que a ECA tem uma das bibliotecas mais diversas da USP?

Biblioteca da ECA oferece acesso a itens como discos de vinil, revistas antigas e trabalhos artísticos

Conheça a ECA

Um dos espaços mais importantes no cotidiano de qualquer estudante de graduação é, certamente, a biblioteca. A da ECA, fazendo jus à diversidade de áreas abrangidas pela Escola, tem um dos acervos mais variados dentre as bibliotecas da USP. Segundo os dados mais recentes, são ao todo quase 231 mil itens, sendo que dezenas de milhares deles vão muito além dos livros. Saiba mais sobre esse acervo tão especial e confira como acessá-lo

 

Catálogos

 

montagem com três cartazes da Bienal de São Paulo. Da esquerda para a direita, o cartaz da segunda Bienal, com quadriláteros sobre um fundo amarelo, o cartaz da décima sexta bienal, com letras magenta sobre fundo azul, e o cartaz da primeira bienal, com formas arredondadasem branco e amarelo sobre um fundo preto.
Catálogos da Bienal de São Paulo. Imagem: reprodução/Biblioteca da ECA. 


 

A coleção de catálogos da Biblioteca da ECA não se resume a exposições individuais e coletivas de Artes Visuais realizadas no Brasil e no exterior. Catálogos de mostras e festivais de cinema permitem conhecer a produção audiovisual de diferentes realizadores e momentos históricos. O empréstimo desses itens é possível, com algumas exceções, e eles estão localizados nas estantes de livros e armários de folhetos. Para garimpar essas preciosidades, use o Dédalus e a Busca Integrada.  

 

Discos de vinil

 

montagem com três fotos. A foto da esquerda mostra um armário parcialmente aberto exibindo discos de vinil em suas prateleiras. A foto superior direita é de um homem retirando um disco de uma prateleira e a foto inferior direita mostra três discos expostos sobre uma mesa.
A coleção de gravações da ECA abrange mais de 11 mil itens. Na foto superior direita, álbum com um dos concertos de piano de Mozart; na foto inferior, os álbuns The Dark Side of The Moon, da banda de rock Pink Floyd, Clara Crocodilo, do compositor e cantor Arrigo Barnabé; e Tutu, do trompetista Miles Davis. Montagem com fotos de Amanda Ferreira/LAC-ECA.

 

As gravações em discos de vinil, CDS e fitas cassetes abrangem principalmente títulos da música erudita, mas há também obras de música popular, com destaque para a música brasileira e latino-americana, além de obras contemporâneas importantes. Os vinis não circulam, mas muitos deles foram copiados para CDs que podem ser emprestados. A coleção de gravações fica em armários e estantes fechados, e para consultá-los basta conversar com uma das funcionárias ou funcionários da biblioteca. 

 

montagem com duas fotos. A foto da esquerda mostra uma mão branca colocando a agulha de um toca-discos em um disco de vinil. À esquerda, foto de uma sala com poltronas azuis, toca discos e monitor, paredes amadeiradas e lousas brancas.
Sala de áudio da biblioteca da ECA. Montagem com fotos de Amanda Ferreira/LAC-ECA. 

 

Para quem faz questão de apreciar algumas gravações em seu suporte original e não tem um toca-discos, ou para quem quer ouvir itens que não circulam, a biblioteca oferece uma sala de áudio. No momento, a vitrola está com defeito e não pode ser usada, mas em breve será possível voltar a tocar vinis no equipamento.

 

Filmes

 

montagem com duas fotos. A foto da esquerda é de capas de fitas VHS com diferentes títulos em português e numeradas em uma prateleira. A foto da direita mostra detalhes de capas de VHS com títulos em japonês.
Filmes e produções televisivas brasileiras dividem espaço com clássicos do cinema japonês no acervo de fitas em VHS. Montagem com fotos de Amanda Ferreira/LAC-ECA. 


Entre fitas VHS, DVDs e filmes em 16mm e 35mm, a coleção de filmes da ECA abrange obras importantes para estudo da história do cinema, telenovelas e séries de TV, videoarte, vídeos de música e documentários sobre assuntos relacionados aos cursos oferecidos pela ECA. Com mais de 8 mil itens, não é exagero dizer que essa coleção faz inveja a qualquer plataforma de streaming. Dá pra levar DVDs e vídeos para casa, com algumas exceções, e a pesquisa dos títulos pode ser feita no Dédalus. Além disso, há catálogos temáticos disponíveis para download no Blog da Biblioteca.

 

montagem com três fotos em preto e branco levemente esverdeadas. À esquerda, uma mulher de pele branca e cabelos escuros, longos e ondulados está de perfil e sorri. Ela usa uma camisa escura com bolinhas claras e um colar. À direita, duas fotos de closes do rosto dessa mulher, quase idênticos e bastante iluminados.
Um dos destaques da coleção de filmes da biblioteca são as produções realizadas no Curso Superior do Audiovisual e nos antigos cursos de Cinema e Rádio e TV. Aqui, a jovem Sônia Braga no curta-metragem A Hora do Diabo (1971), dirigido pelo professor Carlos Augusto Calil, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). Montagem com fotos de Amanda Ferreira/LAC-ECA. 

 

montagem com três fotos. A foto superior esquerda mostra uma sala de paredes amadeiradas com poltronas pretas, uma mesa pequena e uma lousa branca. A foto inferior esquerda mostra parte de um videocassete, com destaque para a palavra ‘play’ no visor. A foto da direita mostra um homem que assiste a um filme projetado em uma tela com a iluminação da sala desligada.
Sala de vídeo da biblioteca. Montagem com fotos de Amanda Ferreira/LAC-ECA e Mariana Chama. 

 

Na sala de vídeo, é possível ver os filmes em VHS e DVD que não circulam. Tanto a sala de vídeo quanto a de áudio também podem ser reservadas para outras atividades, como reuniões e treinamentos sobre recursos da biblioteca, acesso a fontes de informação e outras ferramentas úteis para estudantes e pesquisadores. 

 

Fotografias

 

insert alt
Fructuoso Vianna, Santos Dumont e Almeida Brandão no navio Massília, em viagem à Europa (1923). O acervo do compositor Fructuoso Vianna integra a coleção de fotografias da Biblioteca da ECA. Foto: reprodução/Blog da Biblioteca da ECA

 

A coleção de fotografias da ECA conta com mais de 33 mil exemplares, reunindo imagens em papel, slides e em suporte digital. Dentre os itens que compõem esse acervo, vale citar o conjunto de fotos originais do livro História Geral da Arte no Brasil, organizado pelo professor e historiador Walter Zanini, e as fotos da 2ª Bienal Internacional de São Paulo, realizada em 1953, além de fotografias de compositores brasileiros.  O acesso a essa coleção pode ser feito com a mediação da equipe da biblioteca.

 

Obras artísticas

 

montagem com três fotos. A foto superior esquerda mostra duas páginas de um livro que formam uma fotografia em preto e branco com os dizeres MIAW rabiscados em vermelho. A foto da direita é de cartaz com ilustrações em xilogravura espalhadas sobre uma mesa ao lado de uma caixa também estampada em xilogravura e um papel de identificação do trabalho. A foto inferior esquerda é de uma gravura em preto e branco que reproduz o Pico do Jaraguá, com duas antenas destacando-se no alto de uma montanha.
Em sentido horário: Página de Do Campo a Cidade, de Dora Longo Bahia, Cartas de Baralho em Xilogravura, de Ricardo Cuenta Junior, e Jaraguá: sinais, manchas e sombras, de Evandro Carlos Jardim. Fotos: Mariana Chama, Amanda Ferreira/LAC ECA e Weslley Andrade/LAC ECA.

 

Dentre os itens mais inusitados e bonitos da biblioteca da ECA estão os livros de artista e outras obras de arte produzidas como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), dissertações e teses. Este tipo de trabalho é reunido em uma coleção especial, que pode ser consultada com auxílio de uma funcionária ou funcionário da biblioteca. Algumas dessas obras ficam expostas em vitrines nos corredores da biblioteca.

 

Foto de uma mesa e quatro cadeiras de plástico azuis sobre um piso azul. Na parede ao fundo, destaca-se uma tela com a impressão das pernas de duas pessoas, vestidas com calças pretas e sapatos sociais, frente a frente. Em volta dos pés, há diversos traços retos que formam uma espécie de labirinto.
Na biblioteca da ECA, obras de artistas ecanos também decoram o ambiente. Na foto, Armadilha para Executivos (1974), de Regina Silveira. Foto: Amanda Ferreira/LAC-ECA.

 

 

Partituras

 

foto de duas grandes folhas de partitura musical sendo manuseadas por mãos com luvas. Uma das mãos está apoiada sobre a página e a outra passa um instrumento com ponta de metal e cabo de madeira pela dobra entre as folhas.
Partitura na oficina de preservação e conservação da Biblioteca da ECA. Foto: Mariana Chama/ LAC-ECA.

 

A biblioteca da ECA também abriga uma grande coleção de partituras, com destaque para um conjunto expressivo de música brasileira — que inclui manuscritos de música sacra mineira dos séculos 19 e 20 — e partituras impressas de vários períodos e países. Recentemente, uma ópera inédita da compositora Lycia de Biase foi digitalizada por pesquisadores e funcionários da biblioteca. Essa coleção abrange ainda cartas, manuscritos e outros documentos pessoais de diversos compositores brasileiros.  

 

Peças de teatro

 

Imagem digitalizada de uma peça de teatro datilografada com uma dedicatória manuscrita. Grande parte do trecho datilografado está desfocado, dando destaque para os dizeres ‘ao professor Anatol, o “sempre escolhido” a ler autores frescos e uma assinatura e a data 12/12/69.
Foto: reprodução/Biblioteca da ECA. 

 

A maioria das peças de teatro do acervo da biblioteca estão disponíveis em formato de livro, mas há uma coleção de peças teatrais que reúne textos não editados (originais e traduções) e peças publicadas em revistas de teatro. Esses itens podem ser pesquisados no Dédalus e na Busca Integrada. Também é possível consultar uma lista parcial das peças publicadas em revistas no Blog da Biblioteca

Há ainda uma pequena coleção de roteiros não publicados de telenovelas, filmes e minisséries.

 

Quadrinhos

 

montagem com três fotos de diferentes capas de graphic novels. À esquerda, a capa de Blue is the Warmest Color, no meio, Habibi e Av. Paulista, e, à direita, The World of Japanese Comics.
Montagem com fotos de Amanda Ferreira/LAC-ECA.

 

A coleção de quadrinhos é formada por HQs antigas e raras, revistas brasileiras e publicações no antigo jornal Gazetinha, além de obras contemporâneas de sucesso. As graphic novels ficam junto com os livros e podem ser emprestadas e encontradas via Dédalus e Busca Integrada. Já os quadrinhos antigos integram uma coleção especial que não circula, cujo acesso é mediado pela equipe da biblioteca. Confira a lista completa de quadrinhos da coleção especial. 

 

Revistas antigas

 

montagem com duas fotos de diversas capas de revistas antigas: Grande Hotel, Manequim e Capricho. As revistas têm capas coloridas, que exibem fotos ou ilustrações de mulheres brancas, e predominância de páginas internas em preto e branco.
Montagem com fotos de Cecília Bastos/USP Imagens.

 

Com quase 80 mil itens, a coleção de revistas e jornais é uma das maiores dentre as coleções da Biblioteca da ECA. Há revistas populares encerradas, como O Cruzeiro e Amiga, edições antigas de revistas que ainda circulam, como Capricho e Isto é, e jornais da imprensa alternativa dos anos 1960 e 1970, como O Pasquim. Em 2023, o Jornal da USP publicou uma reportagem sobre esse acervo

A coleção tem ainda revistas e jornais publicados pela ECA e seus estudantes. Um destaque é o jornal A Prensa, publicado pelo Centro Acadêmico Lupe Cotrim nos anos 1970, além de edições impressas do Boletim ECA Notícias, do início da década de 2000. 

Para pesquisar por revistas e jornais antigos, basta consultar o Dédalus ou a lista disponibilizada pela biblioteca. Esses itens não circulam, sendo necessária a mediação da equipe para acessá-los. 

 

Quer saber mais sobre essas e outras coleções do acervo da Biblioteca da ECA?

Acesse a página Coleções e confira mais detalhes. Você também pode agendar uma visita guiada para aprender o essencial sobre o funcionamento da biblioteca e aproveitar o que ela oferece de melhor.

 

 

Com informações do página e do blog da Biblioteca da ECA. 

 


Foto de capa: Mariana Chama.