CMU | Departamento de Música



Ópera inédita é digitalizada por pesquisadores do Departamento de Música

A Noiva do Mar, de Lycia de Biase Bidart, faz parte do acervo da Biblioteca da ECA desde 1989
 

Comunidade

Lycia de Biase Bidart foi compositora, pianista e maestrina. Uma das primeiras mulheres nessa área de atuação, a capixaba, que viveu de 1910 a 1991, se tornou uma das mais importantes representantes da música erudita brasileira no século XX. Sua ópera A Noiva do Mar foi baseada no conto A Noiva do Golfinho, do romancista baiano Xavier Marques (1861-1942) e não há registros de performances da obra ou mesmo de publicação de sua partitura. 

Foi pensando na relevância das produções de Lycia de Biase e na importância de ampliar o acesso a obras de compositoras, que os pesquisadores Diego Maurilio, Éder Augusto, Guilherme Baldovino e Janaina Avanzo, do Departamento de Música (CMU) da ECA, começaram a trabalhar com o material de A Noiva do Mar. 

 À esquerda, os manuscritos da ópera A Noiva do Mar. Na imagem, a peça está em papel com marcas de envelhecimento e escritos à tinta. Há o título da obra e os nomes dos personagens com os naipes soprano, contralto, tenor e baixo.  À direita, o material atualizado pelos pesquisadores. No alto, um quadro com a descrição da 1ª cena do 1º ato e, abaixo, um trecho da partitura digitalizada.
À esquerda, os manuscritos da ópera A Noiva do Mar. À direita, a partitura digitalizada pelos pesquisadores. Imagem: reprodução - Acervo Biblioteca da ECA

O projeto de digitalização e editoração da ópera, de 1939, recebeu apoio do  programa Rumos Itaú Cultural 2019-2020 e teve como objetivo a divulgação da obra da musicista, promovendo o acesso para um público mais amplo. Desde 1989, a ópera faz parte do acervo da Biblioteca da ECA, assim como toda a produção musical da autora — cerca de 400 arquivos, sendo a maior parte composta por manuscritos autografados. 

Na primeira etapa do projeto, os pesquisadores se voltaram para a transcrição  do material, transferindo as informações contidas na partitura manuscrita para um programa de computador e realizando pequenas edições e correções  no intuito de facilitar a leitura, além de terem reduzido a versão original para piano e voz. Em um segundo momento, eles realizaram a diagramação, formatando a partitura para a atualização de sua estrutura de escrita musical, de forma que a reprodução da obra se torne mais acessível. Por fim,  os pesquisadores fizeram uma revisão com comentários sobre todo o processo realizado. Nessa etapa, eles estiveram atentos a possíveis erros no processo de digitalização e registraram todas as decisões tomadas, como as adequações e mudanças no arquivo original, a fim de esclarecer as adaptações realizadas e manter a fidelidade ao manuscrito original. 

A Noiva do Mar conta a história de Marina, uma menina órfã, adotada por um casal de idosos na ilha de Tinharé, no litoral da Bahia. A moça, considerada excêntrica pela população local, passava a maior parte do tempo sozinha, à beira mar, cantando e pedindo ao oceano que lhe trouxesse um marinheiro com quem se casaria. Na narrativa, Marina teria sonhado com a chegada de um marinheiro em um navio prateado puxado por golfinhos de ouro e teria considerado o sonho uma premonição da chegada do pretendente. Ainda que os outros moradores do povoado não conhecessem ou sequer tivessem notícias de tal marinheiro, uma festa de casamento foi marcada. No dia, como esperado pela comunidade, o homem não apareceu, mas Marina insistiu que todos cantassem e dançassem, enquanto dizia “ele vem aí”. Até que, subitamente, uma tempestade acometeu o local e a moça correu em direção ao  mar, desaparecendo para sempre.

Todas as etapas do projeto, assim como detalhes da ópera, da biografia de Lycia de Biase Bidart e a disponibilização dos resultados, foram registradas em um site e um trecho da ópera foi publicado  no YouTube. 

 

 


Imagem de capa: montagem — fotos do acervo da Biblioteca da ECA e reprodução/ Wikipédia