CMU | Departamento de Música

Escritas e Invenção Musicais

O grupo dedica-se aos estudos conceituais e técnicos relativos à criação musical. A repercussão de suas pesquisas comporta tanto produção artísticas quanto intelectuais, com participações em eventos acadêmicos da área de música na linha de pesquisa Composição Musical, publicações em periódicos e apresentações artísticas em eventos nacionais e internacionais – festivais e concertos em instituições de pesquisa.
Líderes do grupo: Silvio Ferraz Mello Filho
                                 Rogério Luiz Moraes Costa

GEPEMAC – Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto

O grupo congrega estudantes que estão diretamente envolvidos em pesquisas nas artes do canto, em algum de seus múltiplos aspectos, nos níveis de graduação e pós-graduação. Em comum, o propósito de articulação entre a prática artística, a formação de novos artistas, professores e pesquisadores e a produção acadêmica, em diálogo com outros campos disciplinares e com a produção intelectual contemporânea como um todo. O grupo participa de projetos nacionais e internacionais, realiza seminários de pesquisa e palestras com artistas e pesquisadores convidados, promovendo a discussão metodológica e a avaliação dos resultados das pesquisas em curso.

Líder do grupo: Susana Cecília Igayara

Clique e acesse a página do grupo.

NuSom - Núcleo de Apoio à Pesquisa em Sonologia

Centro de pesquisas dedicado aos estudos do som numa abordagem interdisciplinar, em que busca a integração da produção artística, da pesquisa tecnológica e da reflexão crítica acerca da música e das artes do som. Nesse sentido, o grupo propõe a criação de obras artísticas coletivas a partir de uma perspectiva experimental.

Líder do grupo: Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta

Clique e acesse a página do grupo.

PAMVILLA – Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos

Grupo dedicado à reavaliação e reinterpretação da obra de Heitor Villa-Lobos, mapeando e sistematizando ativamente seus processos composicionais – dentre outros aspectos de sua vida e obra – dentro de um contexto mais amplo. Os resultados de suas pesquisas são apresentados em congressos nacionais e internacionais e com a publicação em periódicos científicos.

Líder do grupo: Paulo de Tarso Camargo Salles

TRAMA – Teoria e Análise Musical

O grupo tem por finalidade a aplicação de conceitos teóricos emergentes para a prática analítica textual de obras musicais, sobretudo, compostas nos séculos XX e XXI. São considerados seus registros impressos e fonográficos e tem como ponto de contato a interpretação musicalmente consequente. Envolve práticas denominadas de análise musical, estética, percepção musical, performance musical e criação musical, produzindo registros textuais e sonoros.

Líder do grupo: Adriana Lopes Moreira

Clique e acesse a página do grupo.