CMU | Departamento de Música

Laboratórios didáticos

Clique no menu abaixo e saiba mais sobre os laboratórios didáticos do Departamento de Música da ECA:

COMUNICANTUS - Laboratório Coral

Comunicantus é o nome atual do Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP. Neste laboratório acontecem as atividades didáticas, as práticas dos corais que ensaiam regularmente e as atividades de extensão e aperfeiçoamento como cursos, workshops e concertos.

O nome Comunicantus é uma homenagem ao Maestro e Professor Klaus-Dieter Wolff, primeiro professor de regência coral na USP, de 1971 a 1974. Entre 1973 e 1978, Comunicantus foi o nome do atual Coral da ECA-USP, formado por alunos de graduação da USP. O Maestro Klaus-Dieter Wolff foi professor de Marco Antonio da Silva Ramos, que de 1981 a 2019  foi  responsável pela área coral do Departamento de Música da ECA-USP. Atualmente a coordenadora é a Professora Livre Docente Susana Cecilia Igayara-Souza e são colaboradores o Professor Titular Sênior Marco Antonio da Silva Ramos e o Professor Doutor Paulo Frederico de Andrade Teixeira.

As atividades corais do Departamento de Música da ECA-USP são planejadas e desenvolvidas neste Laboratório, que reúne os professores da área coral e dialoga com professores de outras áreas e de outras instituições ligadas ao Canto Coral. Além das disciplinas curriculares, o Laboratório mantém vários coros, com perfis diferenciados de público, sempre como oportunidade de estágio e de aprendizado prático e reflexivo, preparando os futuros músicos para as múltiplas possibilidades de trabalho em Canto Coral.

O Comunicantus tem incentivado a produção discente, com muitas composições e arranjos estreados pelos coros que fazem parte do laboratório. Realiza também projetos especiais de extensão, tais como cursos, workshops, palestras, seminários. Tem recebido importantes profissionais ligados ao Canto Coral, tanto brasileiros como internacionais, objetivando a formação dos alunos, o crescimento da atividade coral e o desenvolvimento da pesquisa e da atividade artística. 

Coros em atividade:

Coral da ECA-USP
Disciplina obrigatória para graduação em música e optativa para outros cursos
Ensaios: Segunda e Quarta, das 13h às 14h40, Via Zoom

Coral Escola Comunicantus
Coro Comunitário voltado para alunos, funcionários e professores da USP além de membros da comunidade externa à USP
Ensaios: sexta-feira, das 18h30 às 20h20, Via Google Meet

Coro de Câmara Comunicantus
Coro formado por alunos de graduação da USP do Programa Unificado de Bolsas da USP
Ensaios: Terças e quartas-feiras, das 19h00 às 21h40, via Zoom


Para mais informações, acesse a página do Comunicantus

LAMI - Laboratório de Acústica Musical e Informática

O Laboratório de Acústica Musical e Informática (LAMI) foi criado no Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da USP para dar suporte às pesquisas acadêmicas da área de música e acústica que impliquem na utilização de recursos tecnológicos, bem como para servir de espaço para criação musical eletroacústica.

Além da pesquisa, o LAMI serve como base para a realização das disciplinas de graduação e pós-graduação na área de tecnologia musical no Departamento de Música da ECA-USP, e oferece suporte para a realização de gravações e produções de um repertório musical que encontra pouco espaço na mídia e em estúdios comerciais.

Coordenação:
Fernando Iazzetta
Marcos Branda Lacerda

Técnico de Áudio:
Pedro Paulo Köhler B. dos Santos
Tel (11) 2648-1207

LAMUC – Laboratório de Música de Câmara

O Laboratório de Música de Câmara do Departamento de Música da ECA-USP é constituído pelas disciplinas Música de Câmara I-IV, Práticas Camerísticas I-II e pelo Conjunto de Música Antiga. Reúne, com isso, alunos da graduação, pós-graduação e Extensão Cultural vinculados ao Departamento de Música da ECA-USP.

O Laboratório de Música de Câmara se ocupa não só dos aspectos essenciais para a formação de um músico, como as questões específicas relacionadas ao estilo e à interpretação musical, mas também de dificuldades práticas, como agendamento de ensaios, de orientações e de concertos, a postura de palco, as dificuldades enfrentadas para lidar com o público, etc.

Nos aproximadamente 100 concertos anuais organizados pelo Laboratório, todos os grupos de música de câmara têm a oportunidade de se apresentar em público nos diferentes espaços com os quais o Laboratório mantém parceria regular, dentro e fora do campus da USP. O Laboratório de Música de Câmara é um dos maiores e mais ativos pólos do Departamento de Música, constituindo um cartão de visitas não só da ECA, mas de toda a USP.

Coordenador geral:
Michael Kenneth Alpert

Comitê consultivo:
Luiz Afonso Montanha 
Prof. Robert Suetholz
Fábio Cury

Secretária:
Magali Garcia

Tel. +55 11 2648-1204 ou 2648-1203

PAM - Laboratório de Percepção e Análise Musical

O Laboratório PAM possui como função primeira agregar Grupos de Pesquisa, Eventos Acadêmicos, Publicações e Atividades Laboratoriais cujo foco seja a pesquisa musicalmente consequente e sua difusão junto à comunidade acadêmica, reunindo pesquisadores voltados a estudos que envolvam Percepção, História, Estética e Análise Musical.

Criado em 2008 pela professora Adriana Lopes Moreira, o Laboratório PAM teve como objetivo inicial constituir um meio que possibilitasse a inter-relação entre processos e resultados de aprendizados e pesquisas voltados a Percepção e Análise Musical.

Ao longo de seu percurso, o Laboratório PAM veio ganhando adeptos, tendo sua capacidade de ação expandida ao passar a contar com o regente Roberto Rodrigues para a prática de Atividades Laboratoriais

Coordenação:

Adriana Lopes Moreira
Paulo de Tarso Salles
Mônica Lucas
Mário Videira

Laboratório de Música Contemporânea: Performance e Criação

O objetivo do laboratório é o de apresentar aos jovens instrumentistas o novo repertório. O CMU-USP conta com professores que têm larga experiência de realização de música experimental, preparados para apresentação de repertório, técnicas, modos de leitura e preparação de obras, aspectos estéticos da nova música.

É também objetivo do Laboratório a integração entre jovens instrumentistas e jovens compositores, abrindo assim um espaço de diálogo entre criação e performance em uma rede de interligação obrigatória; fazendo do Laboratório lugar de leitura de novas obras e de experimentações de criação. Nesta interface o Laboratório visa enfatizar não apenas a prática da música escrita, mas também o da improvisação bem como a prática eletroacústica.

Ao longo do século passado foram diversas as criações musicais que exigiram a presença do intérprete como cocriador musical através da improvisação, fazendo com que o ensino da prática instrumental deva hoje ir além da questão da performance e abarque também aspectos de invenção musical contemporânea.

Hoje em dia o conhecimento das técnicas de escrita musical, dos aspectos técnicos de transformação de som em tempo real e prática eletroacústica, não é mais exclusivo de compositores, faz também parte das ferramentas fundamentais para a formação de um jovem instrumentista. 

Coordenação:

Luis Antonio Eugênio Afonso
Sílvio Ferraz de Mello Filho
Eliane Tokeshi
Ricardo de Figueiredo Bologna

LAP - Laboratório de Piano

O Laboratório de Piano (LAP) foi criado no CMU em 2012.  Seu objetivo é fornecer apoio às atividades de ensino, de pesquisa e de extensão desenvolvidas pelo corpo docente e discente vinculados à área de piano, bem como produzir conhecimento em música por meio da pesquisa e da prática musical. A relevância deste Laboratório e de seu cotidiano está em dar suporte a  práticas pedagógicas de seus professores, oferecer ambiente e infraestrutura de estudo e pesquisa aos alunos de graduação e pós-graduação, e  fomentar atividades de grupos de pesquisa com foco em questões interpretativas.

Coordenação:

Eduardo Monteiro
Luciana Sayure

O Laboratório de Piano (LAP) foi criado no CMU em 2012.  Seu objetivo é fornecer apoio às atividades de ensino, de pesquisa e de extensão desenvolvidas pelo corpo docente e discente vinculados à área de piano, bem como produzir conhecimento em música por meio da pesquisa e da prática musical. A relevância deste Laboratório e de seu cotidiano está em dar suporte a  práticas pedagógicas de seus professores, oferecer ambiente e infraestrutura de estudo e pesquisa aos alunos de graduação e pós-graduação, e  fomentar atividades de grupos de pesquisa com foco em questões interpretativas.

Coordenação:

Eduardo Monteiro
Luciana Sayure