CMU | Departamento de Música

Bacharelados e Licenciatura em Música

São objetivos do curso de graduação em Música:

I) formar instrumentistas, cantores, regentes, compositores e educadores, em suas habilidades específicas, aptos a atuar profissionalmente nos âmbitos nacional e internacional;

II) criar um ambiente de profunda reflexão sobre a práxis musical em nossos dias, oferecendo meios para que os estudantes atuem de forma crítica e criativa em contextos diversos;

III) e preparar para as atividades de ensino, pesquisa e performance musical. 

Voltado para a formação de músicos atuantes nos diversos setores dessa arte, o curso se divide nas seguintes habilitações: 

Bacharelado em Instrumento: os instrumentistas podem atuar como solistas ou integrantes de grupos instrumentais, no ensino de instrumento ou na pesquisa. Além de adquirir uma formação técnico-interpretativa de excelência, devem construir uma postura crítica na escolha e interpretação de seus repertórios. É importante realçar que a formação do instrumentista requer profundo domínio dos estilos musicais e conhecimento das diversas correntes interpretativas, que possibilitem atuação em todos os campos da criação. 

Bacharelado em Canto e Arte Lírica: profissionais de canto podem atuar como solistas ou integrantes de grupos vocais e coros. Atuam também com a preparação vocal de coros e espetáculos cênicos e a pesquisa acadêmica. O conhecimento de vários idiomas, aspectos fisiológicos da voz, dicção e pronúncia são fundamentais na formação desses profissionais, que pressupõe também noções de atuação dramática e expressão corporal. É importante realçar que a formação em canto, assim como a de instrumento, requer profundo domínio dos estilos musicais e conhecimento das diversas correntes interpretativas. 

Bacharelado em Composição: a atuação dos compositores se dá tanto na criação de projetos voltados para a pesquisa de meios de expressão inusitados ou experimentais, como na produção orquestral, camerística ou multimidiática, na participação em eventos de música contemporânea, no comissionamento de obras, no registro fonográfico e em outras solicitações da atuação profissional. 

Bacharelado em Regência: ao regente cabe a coordenação artístico-interpretativo de grupos musicais, com vistas à performance. O profissional precisa ter amplo conhecimento do repertório vocal e instrumental, de modo a adequar os meios disponíveis, em busca dos mais altos padrões de realização artística. Os meios de atuação mais comuns são orquestras (profissionais, amadoras ou de estudantes de música), bandas marciais, bandas sinfônicas, coros, espetáculos cênicos e estúdios de gravação. Em algumas circunstâncias, o regente acumula também a função de direção artística, e, nesse caso, torna-se responsável por aspectos administrativos (organização de ensaios, verbas, divulgação, entrevistas) e artísticos (escolha de repertório, coordenação dos ensaios, escolha de solistas convidados, elaboração de programações etc.).

Licenciatura em Música: voltado à formação do professor de música, o curso visa capacitá-lo a compreender a importância da criação musical no processo de ensino-aprendizagem, e desenvolver propostas e ações pedagógicas condizentes; desenvolver metodologias e tecnologias adequadas ao contexto sociocultural do aluno, mas que, ao mesmo tempo, busquem a ampliação de seus horizontes, articulando necessidades e possibilidades; compreender a linguagem e o modo de ser das crianças e dos adolescentes, buscando estabelecer uma comunicação instigante e construtiva com os alunos no âmbito do ensino de música.

Consulte o catálogo de disciplinas dos bacharelados e licenciatura em Música.

Para mais informações sobre o curso de Música, acesse a página do Serviço de Graduação.