CMU | Departamento de Música

O CMU possui uma extensa agenda de concertos gratuitos e abertos ao público com grupos musicais, solistas e duos, sempre com repertório variado e envolvendo a participação de estudantes e docentes. As apresentações acontecem entre os meses de março a novembro, no auditório Olivier Toni e outros espaços da USP. A produção musical de estudantes e professores do Departamento também é divulgada à população por meio de gravações, álbuns e vídeos, entre outros.

Conheça, abaixo, as principais iniciativas de cultura e extensão do CMU:

Grupos musicais
Coro de Câmara Comunicantus

Grupo formado por cerca de 30 pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação em música. Tem atuado em séries de concertos, festivais e encontros nacionais, eventos acadêmicos e atividades de pesquisa. Com repertório eclético, os concertos acontecem ao longo do semestre, com duração de 50 minutos.

Consulte a agenda de concertos na página do Coral Comunicantus.

Coral da ECA

O Coral da ECA, o mais antigo grupo coral da Escola, é formado por cerca de 100 integrantes, estudantes do curso de música. Com repertório eclético, os concertos acontecem ao longo do semestre, com duração de 50 minutos. 

Consulte a agenda de concertos na página do Coral Comunicantus.

Grupos de Música de Câmara

Os grupos de câmara são pequenas formações que reúnem instrumentistas e/ou vozes: uma apresentação conta com cerca de seis a oito estudantes. O repertório é variado. Concertos gratuitos, com duração média de 50 minutos, realizados no auditório Olivier Toni, do CMU, sala Villa-Lobos, da Biblioteca Mindlin e outras unidades de ensino da USP.

Núcleo de Performance 

O Núcleo de Performance é formado por professores do curso de música da ECA. Os concertos têm formações diversas e repertório eclético. Conta ainda com a participação de estudantes e músicos convidados. São realizados concertos mensais gratuitos, promovidos ao longo de todo o semestre.

Conjunto de Música Antiga

O Conjunto de Música Antiga da USP reúne estudantes e pesquisadores especializados na execução, em instrumentos da época, do repertório dos séculos XVI ao XVIII. Os concertos são gratuitos e acontecem ao longo de todo o semestre na USP e espaços culturais de São Paulo. Em setembro, apresentações durante a Semana de Música Antiga da USP.

OCAM

A Orquestra de Câmara da ECA-USP é formada por estudantes do curso de música e tem como objetivo proporcionar a prática instrumental necessária para a formação profissional. Constituída por 41 músicos, a OCAM se apresenta regularmente na USP e em vários espaços culturais da cidade de São Paulo, sempre com repertório variado. Os concertos são mensais na Sala São Paulo, além de ensaios no Centro de Difusão Internacional da USP e outros espaços culturais da cidade de São Paulo.

Consulte a agenda de concertos no site da OCAM.

Orquestra Errante 

a Orquestra Errante se dedica ao estudo e à prática da improvisação musical. As apresentações acontecem no Auditório Olivier Toni e outros espaços culturais. Outras iniciativas na área de música contemporânea são a série ¿Música?, que apresenta performances que integram elementos visuais, gestuais e sonoros, além de técnicas de improvisação. Há também recitais com foco na experimentação e os Encontros de Música Atual (EMA), que reúnem compositores e instrumentistas.

Percussivo USP

Grupo constituído por estudantes de percussão que tem como objetivo contribuir para sua formação por meio da prática da música de câmara. O repertório é contemporâneo. Concertos gratuitos, ao longo de todo o semestre.

Consulte a agenda de concertos na página do Percussivo USP no Facebook.

Cursos de extensão
Curso de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática

O curso visa a formação de educadores nas linguagens da arte, numa perspectiva integrada. Visa ainda saber fazer arte e saber sobre arte com objetivo social e histórico, dominar as orientações didáticas do componente e ter conhecimentos sobre as relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento nas linguagens artísticas e temas afins à arte/educação.

Público-alvo: professores da rede pública ou privada e educadores de instituições culturais. Os interessados devem possuir graduação completa e ter aprovação na prova de seleção. As aulas acontecem aos sábados, das 9h às 17h.

Consulte a oferta de novas turmas na página de cursos de extensão do CMU.

Cursos de difusão em instrumentos

Cursos gratuitos de instrumentos destinados a músicos ou estudantes de música que desejam aperfeiçoar seu nível técnico. Os candidatos selecionados terão uma aula semanal a ser agendada com o professor. Fagote, trompa, oboé, percussão, trombone, trompete e violoncelo são alguns dos instrumentos atendidos pelos cursos de difusão. Inscrições em fevereiro, seleção dos candidatos no mês de março e aulas de março a novembro, conforme o calendário estabelecido pelo professor.

Consulte a oferta de novas turmas na página de cursos de extensão do CMU.

Projetos com a comunidade
Projeto Em Preto e branco

Projeto de extensão do Laboratório de Piano (LAP) do CMU que consiste na realização de recitais de alunos do curso de graduação em música, com habilitação em piano, seguidos de uma conversa entre os estudantes, os professores coordenadores do LAP e a plateia. Público-alvo: estudantes de conservatórios de música de São Paulo.

Saiba mais informações na página do Laboratório de Piano (LAP).

Projeto Sabiá Laranjeira

O projeto consiste em apresentações musicais didáticas em escolas da rede pública de ensino. O objetivo é proporcionar um contato maior dos estudantes com o trabalho e a formação dos músicos. Público-alvo: escolas públicas da capital paulista, que devem entrar em contato com a coordenação do projeto.

Saiba mais informações na página do Projeto Sabiá Laranjeira.

Sonora: músicas e feminismos

Rede colaborativa que reúne artistas e pessoas interessadas em manifestações feministas no contexto das artes. Sonora propõe a criação e ocupação de espaços, a realização de pesquisas e debates, e está envolvida em atividades musicais e sonoras de diversas vertentes. As reuniões do grupo, semanais, acontecem no CMU.

Saiba mais informações na página de Sonora.

Selos musicais
Selo Lami

Selo fonográfico que oferece suporte para a realização de gravações e produções de um repertório musical que encontram pouco espaço na mídia e em estúdios comerciais. O Selo Lami abriga edições em CD de importantes produções brasileiras contemporâneas e históricas.

Saiba mais informações na página do Selo Lami.

Selo BERRO

Berro é um selo fonográfico digital voltado para a música experimental e arte sonora, bem como para o resgate de registros históricos da produção musical brasileira.  O selo é produzido pelo NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia.

Saiba mais informações na página do NuSom.