CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração



Biografia aborda trajetória de Plinio Martins Filho, editor e professor da ECA

Lançamento no dia 24 de junho contará com a presença do autor do livro e do biografado

 

Comunidade
Imagem da capa do livro. À esquerda, estão o nome do autor, do livro e da editora em letras brancas. À direita, está uma foto de Plínio em preto e branco. Ele é branco, tem olhos escuros e cabelos curtos. O homem veste um terno, usa relógio e apoia uma das mãos no queixo.
Imagem: divulgação

Em 24 de junho, a partir das 11h, será lançada a biografia Plinio Martins Filho, Editor de seu Tempo, de Ulisses Capozzoli. Estarão presentes na Livraria Martins Fontes Paulista o autor, jornalista formado pela ECA, e o professor Plinio, ex-diretor da Edusp e fundador do Ateliê Editorial. Foi durante sua gestão na Edusp que foi idealizada a Festa do Livro da USP, que acontece anualmente desde 1999.

Plinio Martins Filho é atualmente docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e um dos professores responsáveis pela Com-Arte, a editora laboratório dos estudantes do curso de Editoração. Ele é autor de diversas publicações sobre o histórico e as técnicas da edição de livros, dentre os quais o Manual de Editoração e Estilo, vencedor do Prêmio Jabuti em 2017.

O valor da leitura

O professor já havia relembrado alguns momentos de sua trajetória em entrevista ao Jornal da USP. O texto mostra que, para o editor dos 3 mil livros, as obras são, além do trabalho, um prazer.

“O livro transforma a vida das pessoas; ele faz as pessoas. Ele é o instrumento da história e da ciência e sua importância é fundamental. Impresso ou digital, o essencial é que seja lido”, declarou Plínio ao LAC, Laboratório Agência de Comunicação da ECA.

Além das conquistas e do legado de sua carreira como editor e docente, a biografia é repleta de detalhes da sua trajetória: “nos restava saber, para maior admiração e espanto, era o percurso que o trouxe até esse lugar, desde uma condição de vida humilde, na qual a escrita e o livro não tinham lugar costumeiro”, comenta Paulo Franchetti, crítico literário, em texto publicado na contracapa do livro.

A obra também insere a trajetória do editor em um contexto maior, abordando as transformações tecnológicas que impulsionaram a produção editorial mundial nos últimos anos. Para Paulo, “é um momento de festa, de esplendor e de celebração da inteligência, da paixão pelo livro e do amor à preservação e à transmissão da cultura.”

Plinio Martins Filho, Editor de seu Tempo pode ser adquirido pelo site da editora WMF Martins Fontes.

 

Serviço

Lançamento do livro Plinio Martins Filho, Editor de seu Tempo e sessão de autógrafos

Data: 24 de junho

Horário: 11h

Local: Livraria Martins Fontes Paulista

Endereço: Av. Paulista, 509, Bela Vista, São Paulo, SP

 

 

 

 

 

 

 


Imagem de capa: Marcello Rollemberg