CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração



Conheça a Com-Arte, editora laboratório do curso de Editoração

Completando 50 anos em 2022, a editora é a única no Brasil a publicar e vender livros produzidos por estudantes

Vida acadêmica

Dentre os pilares da graduação na ECA estão as atividades e laboratórios voltados para a prática, onde os estudantes têm a oportunidade de trabalhar com os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula. Por meio dessas disciplinas, acontecem alguns dos primeiros contatos com o universo da pesquisa e do mundo profissional. 

É pensando nesses aspectos que o curso de Editoração possui as matérias de Produção Editorial I, II e III, em que os alunos fazem parte da Editora Com-Arte, uma editora laboratório que permite aos alunos conhecer e vivenciar  todo o processo de produção editorial, desde a seleção de originais para a publicação, até a venda dos livros finalizados.  

 

Da teoria à prática 
 

Orientados pelos professores Marisa Midori Deaecto, Plínio Martins Filho e Thiago Mio Salla, o trabalho da Com-Arte se inicia no quarto semestre do curso, quando os alunos têm os primeiros contatos com o catálogo e a linha editorial a ser trabalhada. A partir daí, ocorre o processo de seleção de originais, enviados pelos  autores ou prospectados pelos docentes, em que os alunos chegam a ter reuniões com escritores para firmar um contrato. Depois, o livro segue para a parte de preparação e revisão do texto, juntamente com a concepção do projeto gráfico, até ser enviado para a impressão. Por fim, ocorre a etapa comercial, quando são organizados eventos de lançamentos, press releases e a venda do material produzido. Todo esse processo acontece entre o quarto e o sexto semestre do curso de graduação. 

Capa do livro Design de Capas do Livro Didático. A imagem apresenta diversos desenhos em tons de marrom e preto, com dois blocos em vermelho apresentando o título e subtítulo da obra, além do nome do autor, Didier Dias de Moraes. O segundo bloco vermelho apresenta a logomarca da editora Com-Arte e da EdUSP.
Livro vencedor do Prêmio Jabuti, em 2018. Imagem: Reprodução editora Com-Arte

Para a professora Marisa Midori, a Com-Arte é o ‘coração do curso’: “Essa prática é fundamental. Além dos aspectos técnicos, nós trabalhamos com um núcleo de humanidades muito forte. O laboratório é a síntese de tudo isso, onde eles vêem que a gente prospecta, que a gente recebe os autores, que a gente transforma uma ideia em papel, tinta, capa. Nós nos preocupamos com cola, dobra, vinco […] Quando você sabe que da teoria vai sair um livro, isso dá 'tremedeira' “.

Além da preocupação com a experiência prática dos alunos, a Com-Arte também busca uma profissionalização dos trabalhos, sempre prezando pela qualidade do que é publicado. Em 2018, a editora foi vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Economia Criativa, com o livro Design de Capas do Livro Didático, de Didier Dias de Moraes. Anteriormente, já havia sido indicada, em 2017, nas categorias Comunicação e Poesia, com os livros Diplô: Paris – Porto Alegre, de Juliana Sayuri, e O Mar e o Búzio, de Bruno Palma, respectivamente. De acordo com o professor Thiago Mio Salla, essa também é uma forma dos estudantes começarem a criar um portfólio que pode ajudá-los na inserção no mercado de trabalho: “Nós fazemos questão de que todos os estudantes assinem os livros. Nossos livros têm um elemento chamado colofão. Ali fica a turma, o nome de cada aluno e o trabalho que ele realizou naquela obra em específico. Fica tudo creditado, eles estão construindo uma trajetória”.

 

A participação na 24ª Festa do Livro da USP
 

Um evento muito importante para a editora é a Festa do Livro da USP, que em 2022 teve seu retorno presencial. Com estande montado no evento, os alunos se revezaram para ter a oportunidade de serem expositores, selecionando 101 publicações entre as 134 de seu catálogo em estoque disponíveis para a venda. 

A seleção dos títulos acontece por meio de uma análise tanto do público quanto do contexto, pensando no que pode ter maior apelo para os leitores e também na diversidade das obras, explicam os professores. Esse ano, um dos destaques da Com-Arte na Festa do Livro foi a obra infantojuvenil Duas Casas, escrito por Cláudia Dragonetti e ilustrado por Marcelo D’Salete, premiado quadrinista e ilustrador. A história narra os sentimentos de um menino com o divórcio de seus pais, a partir de uma visão lúdica e infantil das mudanças que ocorrem em sua vida. 

Com-Arte na Festa do Livro

Foto do estande da editora durante a Festa do Livro da USP. Em primeiro plano, aparece o estande de livros, que consiste em uma mesa coberta por um tecido verde, com os livros dispostos. Nesse tecido há um papel escrito Publicações BBM. Atrás dos livros, duas estudantes responsáveis pelo estande conversam, enquanto olham para um papel que uma das suas segura. Uma das alunas tem cabelos compridos com mechas cor-de-rosa e está de costas para a câmera, ela usa uma blusa branca. A outra estudante tem cabelo com

Os livros da Com-Arte são produzidos por estudantes. Foto: Amanda Ferreira/ LAC

Foto em plano detalhe de um livro. A imagem foa na logomarca da editora Com-Arte, onde aparece o nome escrito em contraste de branco e vermelho. Ao fundo, aparece um livro de cor verde, desfocado. Em primeiro plano, há parte de um livro nas cores cinza, branco e vermelho

A editora Com-Arte completa 50 anos em 2022. Foto: Amanda Ferreira/LAC

Foto em primeiro plano de uma pessoa entregando um livro para outra. Na imagem, aparecem alguns dos livros que estão sendo expostos e, por cima deles, duas mãos seguram um mesmo livro. A pessoa à direita usa uma máscara de proteção cor-de-rosa, uma blusa cinza estampada e uma calça roxa. Ao fundo, aparece outro estande sendo observado por duas pessoas desfocadas.

A Festa do Livro é uma oportunidade para os estudantes terem contato com o público consumidor dos livros que produziram. Foto: Amanda Ferreira/LAC

Foto em primeiríssimo plano do livro Duas Casas, no estande da Com-Arte. O livro tem a capa dividida em tons de amarelo e marrom e mostra um menino negro desenhado, que também usa roupas dessas cores. Na parte de cima da capa, há o título da obra e, logo abaixo, o nome da autora, Cláudia Dragonetti. No canto inferior esquerdo há o nome do ilustrador, Marcelo D'Salete e no canto inferior direito está a logo da Com-Arte. Ao redor do livro, há outros livros sendo expostos

O livro Duas Casas foi um dos destaques do estande da editora na Festa do Livro da USP. Foto: Amanda Ferreira/LAC

Foto em plano detalhe dos crachás dos expositores da Festa do Livro da USP. Na imagem, aparece uma parte de um livro no estande, com um post-it que indica seu preço, 33 reais. Atrás do livros, duas estudantes estão com seus crachás de expositoras pendurados no pescoço. O crachá é colorido e nele lê-se 24ª Festa do Livro da USP e expositor. Na imagem ainda aparecem as mãos das estudantes e uma delas tem as unhas decoradas com desenhos coloridos.

A Festa do Livro da USP é um evento de grande importância para a editora. Foto: Amanda Ferreira/LAC

Foto em primeiro plano de pessoas folheando os livros da editora. Na imagem, aparecem 6 livros expostos no estande. Duas pessoas aparecem observando as obras, mas apenas parte do torso e dos braços  estão na imagem. Uma delas segura o livro e folheia, enquanto a outra pega um dos livros. Uma das pessoas usa uma camiseta azul e a outra, uma camiseta de cor verde.

As produções da editora são voltadas para as áreas de ciências humanas e artes. Foto: Amanda Ferreira/LAC

 Foto em primeiro plano dos livros da editora Com-Arte sendo expostos durante a Festa do Livro da USP. Na imagem, os livros estão dispostos, empilhados, sobre uma mesa com tecido verde. Em uma das capas, lê-se o título da obra Mídias: concessão e exclusão. Ao fundo, aparecem pessoas desfocadas, passeando pelo evento.

Os "carros-chefe", da Com-Arte são as coleções. Foto: Amanda Ferreira/LAC

 

 

A participação em atividades como essa são uma forma de celebrar o trabalho dos estudantes, que publicam em média 4 livros por semestre, mas iniciam a produção de aproximadamente 14 títulos a cada turma. São também uma forma de divulgar o curso de Editoração da ECA e atrair leitores interessados na área para a produção de livros. 

Comemorando 50 anos em 2022, junto ao curso de Editoração, a Com-Arte é uma experiência essencial aos alunos da graduação. Para mais informações sobre publicações e eventos organizados pela editora, a Com-Arte divulga seus projetos por meio das redes sociais, como Instagram e Facebook. Seu catálogo completo de livros publicados está disponível no site oficial da editora.