CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração



Liberdade de expressão é tema central da nova edição da revista Rumores

Artigos abordam questões ligadas à violência contra jornalistas, representatividade e cultura do cancelamento

Vida acadêmica
retrato de uma jovem negra de cabelos longos e compridos. A imagem está cortada, vendo-se apenas o dorso da jovem. Ela veste uma camiseta laranja em que está escrita a palavra mural e o texto agencia de jornalismo de periferia. Em uma das mãos, ela segura um microfone.
Um dos artigos desta edição analisa a cobertura da pandemia de covid-19 feita pela Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Foto: Reprodução/www.casaum.org.

Lançada na primeira semana de janeiro de 2023, a mais recente edição da revista Rumores apresenta análises importantes sobre temáticas atuais e assuntos cada vez mais debatidos na sociedade. 

Em seu dossiê  – conjunto de artigos dedicados a um mesmo tema – a revista destaca estudos recentes sobre liberdade de expressão, violência contra jornalistas e censura. Vittor Blotta, professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA (CJE), Daniela Osvald Ramos, docente do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e Cláudia Lago, também do CCA e ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da ECA, e outros pesquisadores da comunicação contribuem para o dossiê temático. Além disso, marcam presença na nova edição discussões sobre questões culturais, como a representatividade no Carnaval, as relações mediadas pelas redes sociais no Big Brother Brasil e diferentes temáticas presentes no rap nacional. 

Para as editoras convidadas, Nara Lya Cabral Scabin e Andrea Limberto Leite, “resgatar e ressignificar criticamente o debate contemporâneo da liberdade de expressão se configura como tarefa urgente a pesquisadores comprometidos com a defesa dos valores democráticos” no atual contexto brasileiro. A professora Rosana de Lima Soares, atual coordenadora do grupo MidiAto, também comenta o momento do país: “vislumbramos um novo cenário: o retorno gradual das atividades cotidianas, com maior controle da covid-19, e o restabelecimento de um pacto democrático amplo, por meio de uma frente composta por diversos setores da sociedade brasileira”, afirma a docente no editorial da revista. Ela ainda completa destacando o compromisso da universidade pública “na difusão do saber e na transformação social”.

Publicada semestralmente por MidiAto - Grupo de Estudos de Linguagem e Práticas Midiáticas, a revista, que está em seu volume 16, trata de temas ligados à comunicação, cultura, mídias e linguagem. A atual edição, que conta com o dossiê Liberdade de Expressão: Perspectivas Críticas a Partir de Mediações e Processos na cultura midiática, está disponível gratuitamente no Portal de Revistas da USP.