CJE | Departamento de Jornalismo e Editoração

Nota de pesar pelo falecimento de Pedro Guilherme da Costa Massa, por Vitor Blotta

Pedro Guilherme da Costa Massa, estudante do curso de Jornalismo, faleceu no último domingo, dia 15 de janeiro

Vida acadêmica

São Paulo, 16 de janeiro de 2023.

É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Pedro Guilherme da Costa Massa, estudante de Jornalismo em nosso Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP. Enviamos aos familiares e amigos nossos sentimentos mais profundos e sinceros. Ingressante em 2020, Pedro demonstrava uma grande maturidade e aptidão pela profissão que já começara a exercer, mesmo antes de se formar. Em função da pandemia, nossos contatos pessoais foram poucos, mas seus colegas o retratam como uma pessoa doce e amável, que não poupava um sorriso e nem esforços para apoiar quem precisasse.

Como acadêmico, pude acompanhar três de suas produções. Uma primeira em que tratou com qualidade e pertinência do direito ao esquecimento e suas tensões com os direitos de acesso à informação e à privacidade. Realizado em grupo e em formato podcast, indiquei o trabalho tanto para jornalistas que buscavam informações quanto para outros colegas que quiseram tratar de tema semelhante. A segunda produção que tive o prazer de ler foi uma reportagem que Pedro escreveu junto com Mariana Marques sobre como jornais trataram questões da comunidade LGBTQIA+ durante a ditadura militar. Fiquei impressionado com a qualidade da escrita e o esforço investigativo de um tema pouco tratado. Por isso recebeu muitos elogios e nota máxima. A terceira ocasião foi na disciplina Leituras Contemporâneas do Jornalismo, quando produziu um texto sobre as relações entre inteligência artificial e jornalismo, com grande atualidade e precisão. Esses trabalhos revelam não só a escrita elegante, a profundidade jornalística e a aptidão investigativa de Pedro, mas sua capacidade de trabalhar bem com seus colegas. Soube pelos amigos que já preparava seu TCC com entusiasmo, e certamente faria mais um belo trabalho.

Perdemos um jornalista nato e uma grande pessoa, mas queremos que seus familiares e amigos saibam: as belas marcas que Pedro deixou em nós e na ECA não serão esquecidas. Sua memória será preservada, e o Departamento de Jornalismo e Editoração será um dos espaços que ecoarão: Pedro, ou para os mais próximos “Dani”, passou por aqui, e aqui nos cativou.

Vitor Blotta
Professor da ECA-USP