Congregação da ECA aprova número de vagas para FUVEST e SiSU 2020

A decisão segue agora para a Pró-reitoria de Graduação para aprovação final.

Vida acadêmica

A Congregação da ECA aprovou o número de vagas destinadas para a FUVEST e para o SiSU 2020, seguindo a determinação de ter 45% das vagas de cada curso e turno destinados a alunos de escola pública, sendo 37,5% destinadas às cotas raciais, para aqueles que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

O número máximo de vagas ofertadas pelo SiSU, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é de 30%. São consideradas cinco tipos de categoria:

AC: vagas disponibilizadas para Ampla Concorrência;
L1: vagas reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
L2: vagas reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;
L3: vagas reservadas para candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
L4: vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Na ECA, Os cursos de artes cênicas, artes visuais e música, por terem prova específica, não aderem ao SISU, dada a impossibilidade de avaliar as habilidades específicas por meio do ENEM.

A tabela a seguir mostra a relação de vagas pela FUVEST e pelo SiSU, que não teve alterações em relação ao ano passado:

tabela de vagas dos cursos da ECA no SISu

Agora, o documento segue para a Pró-reitoria de Graduação, para aprovação final.