Cursos da ECA recebem nota máxima no Guia da Faculdade

Quatro cursos da Escola receberam 5 estrelas, enquanto os demais foram classificados com 4 estrelas; USP lidera em quantidade de cursos com notas máximas

Vida acadêmica

Guia da Faculdade é um ranking de cursos e instituições de ensino superior publicado desde 2019 e elaborado pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a Quero Educação, uma das principais startups da área educacional no país. Neste ano, as onze carreiras oferecidas pela ECA figuram entre as melhor avaliadas, com classificações que vão de quatro a cinco estrelas.

Artes CênicasArtes VisuaisBiblioteconomia e Turismo foram considerados cursos de excelência e receberam cinco estrelas, classificação máxima. Na sequência, AudiovisualEditoraçãoEducomunicaçãoJornalismoMúsica (instrumentos de cordas e percussão), Publicidade e Propaganda e Relações Públicas obtiveram quatro estrelas e foram considerados muito bons.

Os cursos da ECA abrangem os campos da Informação, Comunicação e Artes, incluindo licenciaturas, bacharelados e diferentes habilitações. Desde sua fundação, em 1966, a Escola sempre foi pioneira, introduzindo cursos novos e também apresentando inovações em cursos já consolidados.

A classificação do Guia da Faculdade adota a metodologia de avaliação por pares, em que o corpo docente de faculdades e universidades analisa a qualidade dos cursos superiores em todo o Brasil. Ao todo, foram quase 16 mil cursos avaliados por 9 mil coordenadores e professores do ensino superior. Eles são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região em que trabalham, pautando-se em critérios de avaliação como projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

Cada curso é avaliado por seis profissionais e a maior e menor nota são descartadas para que o resultado numérico seja equivalente à média das notas intermediárias restantes. A nota obtida em 2021 (peso 3) é somada a de 2020 (peso 2) e 2019 (peso 1). O resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as faixas de conversão: 5 estrelas (entre 5 e 4,50), 4 estrelas (menor que 4,50 a 3,50) e 3 estrelas (menor que 3,50 a 2,50).

Print do site do Guia da Faculdade apresenta tabela com as dez instituições públicas de ensino superior com mais cursos cinco estrelas. A USP está em primeiro lugar com 101 cursos. Em segundo vem a Unesp, com 41 cursos, e em terceiro a Unicamp, com 36. Quarto lugar: UFRGS, com 26 cursos; Quinto lugar: UFMG, com 20 cursos; Sexto lugar: UFRJ, com 19 cursos; Sétimo: UFBA, com 18 cursos; Empatadas em oitavo e nono lugar estão UFSCar e UnB, com 17 cursos, e em décimo está a UFSC, com 16 cursos. Na parte inferior, a legenda Dos quase 16 mil cursos avaliados no Guia da Faculdade em 2021, apenas 581 conquistaram o conceito máximo de 5 estrelas.
Dos 101 cursos da USP classificados com excelência, quatro são da ECA. Imagem: Reprodução/Estadão.

A USP é a instituição com a maior quantidade de cursos cinco estrelas.  Para conferir o ranking completo, acesse o site do Guia da Faculdade.