Institucional



ECA dá as boas-vindas a seis novos docentes

Conheça os professores e professoras recém-contratados e que estarão em sala de aula a partir do dia 26 de fevereiro
 

Vida acadêmica

O primeiro semestre de 2024 começa oficialmente no dia 26 de fevereiro e, já na primeira semana de aula, será possível ver algumas caras novas circulando pelos corredores da ECA: Aline Frederico, Carolina Frazon Terra, Júlio de Araújo Carneiro da Cunha, Luvel Garcia Leyva, Silvia Okumura Hayashi e Suzana Schmidt Viganó foram contratados no final do ano passado e acabam de integrar o quadro de docentes da Escola.

Saiba um pouco mais sobre cada um deles:

Foto de uma mulher branca, de cabelos pretos e ondulados, na altura dos ombros. Ela veste uma camisa preta. Na foto, ela olha diretamente para a câmera e sorri.
Foto: Reprodução/Lattes​​​​​

Aline Frederico (CJE)

Nova docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), Aline Frederico é professora e pesquisadora de temas ligados à leitura e literatura infantil e à produção editorial, com enfoque na literatura infantil digital. A docente tem uma carreira acadêmica dedicada aos livros: é graduada em Editoração pela ECA (2005), especialista em Design Gráfico pelo Centro Universitário Senac (2008) e em Edição pela Universidade Complutense de Madrid e Siale, na Espanha (2010). Fez mestrado em Literatura Infantil pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá (2014), doutorado em educação e literatura infantil pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido (2018) e pós-doutorado em Literatura e Crítica Literária na PUC-SP.

Na ECA, a docente irá atuar na área de Editoração, Educação e Políticas de Leitura.

 

Foto de uma mulher branca, de cabelos lisos e loiros. Na foto, feita sob um fundo branco, ela olha diretamente para a câmera e sorri.
Foto: Reprodução/Lattes

Carolina Frazon Terra (CRP)

Carolina Frazon Terra é pesquisadora do grupo de pesquisa Com+, pelo qual desenvolve pesquisas ligadas a temas como relações públicas, comunicação organizacional, relacionamento organizacional, comunicação digital e mídias sociais. Sua formação acadêmica foi realizada quase que integralmente na ECA: após a graduação na Unesp, cursou o mestrado, o doutorado e o pós-doutorado na ECA, sempre na área de comunicação.  Já experiente na docência, Carolina tem passagens pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Faculdade Cásper Líbero, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) até ser aprovada no concurso da ECA.

No Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), a docente irá atuar na área de Relações Públicas e Comunicação Organizacional: Gestão, Processos e Sociedade.

 

Foto de um homem branco, de cabelos curtos e castanhos. Ele veste uma gravata roxa listrada, uma camisa branca e paletó escuro. O fundo da imagem é cinza.
Foto: Reprodução/Semead

Júlio de Araújo Carneiro da Cunha (CRP)

O novo professor do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) irá se dedicar ao ensino, à pesquisa e à extensão na área de Turismo: Meios de Hospedagem e Hospitalidade. Com extensa formação acadêmica, Júlio Araújo Carneiro da Cunha é graduado em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Marketing – todos cursos realizados na USP – mestre e doutor em Administração, também pela Universidade. É editor-chefe do Brazilian Journal of Marketing (BJMkt) e editor associado em outras publicações científicas nacionais e internacionais. Seus temas de pesquisa incluem: marketing, estratégia, turismo e hospitalidade, tecnologia e transformação digital, gestão de projetos e políticas públicas

 

Foto de um homem branco, calvo, de barba grisalha. Ele usa um óculos quadrado, de haste escura e veste uma camiseta azul. Ao fundo uma parede branca, e alguns objetos. Na foto, ele está levemente de perfil.
Foto: reprodução/Lattes

Luvel Garcia Leyva (CAC)

É pedagogo, crítico e pesquisador teatral cubano. Na ECA, Luvel Garcia Leyva fez o curso de mestrado, em 2015, e doutorado, em 2020, junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC), na linha de pesquisa de Pedagogia do Teatro. Também fez doutorado em Ciencias sobre Arte (historia, teoria y crítica del teatro) pela Universidad de las Artes, de Cuba (2020) e pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP, concluído em 2023. Seus temas de pesquisa incluem: infância, afetos e cena contemporânea, infância e decolonialidade, processos artísticos com crianças em contextos vulneráveis da América Latina e subjetividade infantil.

No Departamento de Artes Cênicas (CAC), irá se dedicar à área de Pedagogia das Artes Cênicas.


Silvia Okumura Hayashi (CTR)

Silvia Okumura Hayashi é a nova professora de Montagem e Edição Audiovisual do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). Da graduação ao pós-doutorado, toda a formação acadêmica da nova docente foi realizada na ECA: graduação em Cinema (1998), mestrado em Ciências da Comunicação (2003), doutorado em Meios e Processos Audiovisuais (2016) e pós-doutorado na área de montagem (2023). É integrante do LAICA, Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual, e também atua como montadora de projetos audiovisuais. Seus trabalhos mais recentes são as montagens dos documentários de longa-metragem Educar e Resistir (2022) e Quebrando Mitos (2022) e da série televisiva Café com Mistura.

 

Foto de uma mulher branca, de cabelos curtos e lisos, da cor castanha. Ela olha diretamente para a câmera e dá um leve sorriso. Ao fundo, uma parede branca e uma porta de vidro.
Foto: Reprodução/LinkedIn

Suzana Schmidt Viganó (CAC)

Nova professora do Departamento de Artes Cênicas (CAC), Suzana Viganó é formada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e em Artes Cênicas pela ECA. Depois da graduação, passou a se dedicar a estudos sobre a pedagogia das Artes Cênicas e ação cultural no mestrado (2005) e no doutorado (2017). Com a tese Por entre as trilhas chuvosas de uma travessia: teatro, ação cultural e formação artística na cidade de São Paulo, recebeu a menção honrosa do Prêmio Tese Destaque USP de 2018.

 

 


Foto de capa: Veronica Reis Cristo/LAC ECA USP