ECA realiza primeira colação de grau presencial após dois anos de pandemia

Cerimônia contou com 540 formandos e formandas dos 11 cursos de graduação da ECA

Vida acadêmica

Após dois anos de pandemia, as celebrações de colação de grau da ECA tiveram seu retorno presencial marcado pela cerimônia realizada no dia 31 de maio, no auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI). O evento ocorreu em dois horários e contou com 540 formandos e formandas dos 11 cursos de graduação da ECA.

A celebração das 14h recebeu estudantes de Artes Cênicas, Educomunicação, Música, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Já às 16h, foi a vez das turmas de Artes Visuais, Audiovisual, Biblioteconomia, Editoração, Jornalismo e Turismo.

As cerimônias contaram com apresentações de violão e piano de estudantes ingressantes do curso de Música, além de depoimentos de duas oradoras e do vice-diretor da Escola, Eduardo Monteiro.

Também estiveram presentes docentes representantes de cada curso: Maria Lúcia Pupo (Artes Cênicas), Maria Cristina Mungioli (Educomunicação),  Eduardo Monteiro (Música), Eneus Trindade (Publicidade e Propaganda) e Valéria Castro Lopes (Relações Públicas), Silvia Laurentiz (Artes Visuais), Almir Almas (Audiovisual), Cibele Araújo (Biblioteconomia), Dennis de Oliveira (Editoração e Jornalismo) e Clarissa Maria Rosa Gagliardi (Turismo).

Ao final do evento, foi apresentado um vídeo em memória da aluna Luciana Camilo Jorge, do curso de Biblioteconomia, homenageando seu percurso na graduação e seu amor pelos livros.

Um primeiro passo

Foto do auditório onde foi realizada a cerimônia de colação de grau. Ao fundo uma apresentação em powerpoint com imagens de lapelas de formatura e os dizeres “Formandos e Formandas”. No lado esquerdo da foto alguns alunos se reúnem e observam o vice-diretor, que está ao lado direito. Ele usa terno e calça social cinza, óculos e máscara, tem cabelos grisalhos. Atrás dele há um piano e as bandeiras do estado de São Paulo, do Brasil e da USP.
Vice-diretor da ECA, Eduardo Monteiro, falou aos formandos e formandas durante a celebração. Foto: Vitória Garcia.

Nos discursos, o destaque foi a alegria do retorno presencial, apesar das dificuldades vivenciadas durante os últimos anos. "Quero agradecer a força que todos nós tivemos para perseverar nesses dois anos tão intensos de pandemia. Chegar ao dia de hoje não seria possível sem o apoio de nossos familiares, amigos e colegas de curso”, disse Nataly Abasto, oradora da primeira turma e formanda de Música.

“O poeta Fernando Pessoa traduz com sabedoria e beleza um ensinamento que acho pertinente para esse momento: ‘segue o teu destino, rega as tuas plantas, ama as tuas rosas, o resto é a sombra de árvores alheias’. Que as incertezas e as não garantias dos tempos atuais não os desanimem, pois são sombras de árvores alheias.”

Eduardo Monteiro, vice-diretor da ECA

O docente também destacou o momento de celebração como o fim de um ciclo e o início de uma jornada em direção ao futuro. “Todos sabemos que a formação de vocês não se esgota com a diplomação universitária”, afirmou. “A permanente busca por conhecimento é um imperativo para aqueles que querem se desenvolver e avançar na sua realização intelectual e profissional”.

Para Victoria Martins Damasceno, agora formada em Jornalismo e oradora da segunda turma, a cerimônia foi o momento ideal para lembrar a todos que  “apesar das ameaças e incertezas nós continuamos dispostos a comunicar em favor da redução das desigualdades, da promoção dos direitos humanos e da manutenção da democracia.”

A gravação do evento está disponível no canal da ECA no YouTube.

#ColaçãodoRetornoECA

Para marcar a primeira cerimônia presencial de formatura após dois anos, a ECA lançou a #ColaçãodoRetornoECA, que contou com a adesão de formandos e familiares em diversas redes sociais, antes e depois da celebração de 31 de maio. Confira no vídeo a seguir as principais reações à colação de grau e aos encontros e reencontros que o evento proporcionou:

Imagem de capa: Assistência Técnica de Comunicação e Relações Institucionais (ATCRI).