Institucional



ECA retoma concursos para contratação de novos docentes

Nove concursos públicos estavam suspensos devido à pandemia do novo coronavírus; duas candidatas aprovadas poderão ser contratadas já no primeiro semestre

Vida acadêmica
Pessoa branca segura uma caneta sobre uma folha de papel que está em cima de uma carteira.
Concursos serão retomados após término da proibição de aumentos de despesas com pessoal no Governo Federal, Estados e municípios.  Foto: Amanda Ferreira.

Com publicação no Diário Oficial do Estado, a ECA retomou oficialmente no dia 5 de janeiro a realização de concursos públicos para contratação de novos docentes.

Os concursos públicos ficaram suspensos em toda a USP por um ano e sete meses – do dia 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021 – devido à pandemia do novo coronavírus. A decisão seguiu as normativas do Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (Lei Complementar 173, de 2020), que proibiu o aumento de despesas com pessoal até o final de 2021, impedindo a realização de novos concursos públicos e a nomeação de candidatos aprovados.

Finalmente encerrada a suspensão de contratações, seis concursos da ECA para a contratação de professor doutor, com uma vaga cada um, estão sendo retomados e atenderão as seguintes áreas:

  • Interpretação Teatral (CAC)
  • Publicidade e Propaganda (CRP)
  • Organização e Representação da Informação e do Conhecimento (CBD)
  • Comunicação, Cultura Contemporânea e Sociedade (CCA)
  • Jornalismo (CJE)
  • Imagem para Mídias Audiovisuais (CTR)

Para estes concursos não haverá novo período de inscrições: os concursos serão retomados a partir da etapa em que foram interrompidos, não sendo possível aos candidatos já inscritos a atualização de documentos. Além disso, em dois concursos de professor doutor que haviam sido concluídos pouco antes da suspensão, será possível convocar as duas candidatas aprovadas: na Área de Educação Musical (CMU) e na Área de História, Teoria e Crítica de Arte (CAP).

Também serão retomados outros três concursos para o cargo de professor titular

  • uma na área de Fundamentos Teóricos e Éticos do Ecossistema Publicitário e da Propaganda (CRP), que já está com as inscrições encerradas;
  • e outros dois nas áreas de Ciência da Informação (CBD) e Redes e Comunicações Digitais (CRP), que tem inscrições abertas desde o dia 6 de janeiro.

A previsão é que todos os concursos sejam concluídos até o final de junho para que os novos professores iniciem suas atividades no segundo semestre.  "Da parte da ECA, não tenha dúvida de que todo o processo será conduzido com a maior celeridade possível, respeitadas as normas para a realização de concursos públicos", disse Brasilina Passarelli, diretora da ECA. 

Para mais informações sobre os concursos em andamento, acesse a página de Concursos da Assistência Acadêmica.


Imagem de Capa: Amanda Ferreira