Institucional

Ismail Xavier e Elizabeth Saad renovam participação no Programa Professor Sênior

Projetos para os próximos dois anos incluem pesquisa sobre crítica da filmografia latino-americana e parceria internacional em estudo sobre a segurança para o exercício do jornalismo

Vida acadêmica

A Congregação da ECA aprovou, em reunião realizada no dia 30 de junho, a renovação da participação dos professores Ismail Xavier, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e Elizabeth Saad Corrêa, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) no Programa de Professor Sênior da USP. Ambos apresentaram à Congregação relatório de atividades desenvolvidas nos últimos dois anos e plano de trabalho para o biênio 2021-2023.

Professor emérito da ECA, Ismail Xavier é um dos principais pesquisadores de Teoria e História do Cinema Brasileiro. Como professor sênior, Ismail participa do grupo de pesquisa História e audiovisual: circularidades e formas de comunicação, coordenado pelos professores Eduardo Victorio Morettin, do CTR, e Marcos Napolitano, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Junto ao Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais, ele orienta estudos de mestrado e doutorado e participação em bancas em temas ligados à estética, história e técnicas do audiovisual.

Nos próximos dois anos, o docente irá se dedicar a projeto de pesquisa acerca da filmografia latino-americana em distintos momentos do século XX e nas primeiras décadas do século XXI, a partir da experiência como professor visitante na Universidade Nacional de La Plata, na Argentina, em junho de 2019.

Elizabeth Saad Correa é pesquisadora nas áreas de Comunicação Digital e Jornalismo Digital e, na liderança do COM+, grupo de pesquisa em Comunicação, Mídias e Jornalismo Digitais, seguirá com seus estudos mais recentes, dedicados a discutir a reconfiguração do campo da Comunicação face às transformações da sociedade contemporânea, pautadas em processos de digitalização. Também seguirá com orientações de projetos de pesquisa – da iniciação científica ao pós-doutorado, e ministrando aulas na pós-graduação e em cursos de especialização da ECA.

Destaca-se ainda a ampliação das atividades de parceria com a Oslo Metropolitan University, especialmente com relação à implementação da pós-graduação em nível de doutorado e integrando docentes e discentes do Brasil, Noruega, Estados Unidos e África do Sul na temática da segurança para o exercício do jornalismo.

Fotos de Ismail Xavier, à esquerda, e Beth Saad, à direita
Ismail Xavier, à esquerda, docente do CTR, e Elizabeth Saad, do CJE. Foto: Amanda Ferreira e Reprodução/Youtube.