Institucional



Onde comer na ECA? Experimente a lanchonete Fresco e Natural

A lanchonete fica no Quadrado das Artes e oferece opções para personalização dos pratos.
 

Conheça a ECA

O Fresco e Natural é a lanchonete da ECA e está localizada no Quadrado das Artes, um espaço entre os departamentos de Artes Plásticas (CAP), de Artes Cênicas (CAC), de Cinema, Rádio e Televisão  (CTR) e de Música (CMU). Com uma proposta de alimentação balanceada e saudável, a lanchonete é procurada por estudantes e funcionários técnicos e docentes da USP, além de pessoas que visitam o campus. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 11h às 21h30, e a média de preços dos diversos itens comercializados varia entre R$5 e R$40. Durante as férias, o horário de funcionamento é reduzido e em alguns dias não há expediente. 

Foto de um contêiner com três pessoas dentro e cerca de 15 à frente. Diante do food truck há um toldo azul e várias mesas e cadeiras de plástico pretas. Algumas pessoas se sentam nelas. Do lado esquerdo da imagem, uma fila de pessoas em pé. Ao fundo, há árvores, bancos de concreto com pessoas sentadas e um edifício.
Vista da lanchonete. Foto: Virgínia Santos/LAC ECA

 

Cláudia Shimokawa, proprietária do Fresco e Natural, conta que trabalhou por cinco anos em outro ponto de alimentação da USP e está há dois anos com o Fresco e Natural. A ideia da lanchonete nasceu no período pós-pandemia de covid-19. Isso porque, durante o período de isolamento social, Cláudia trabalhou com a venda de saladas de frutas e saladas para condomínios. Então, quis trazer a proposta de uma alimentação mais saudável e balanceada para a Universidade. 

 

Para ter sua lanchonete na USP, foi preciso participar de um processo de licitação na Prefeitura do Campus Capital-Butantã. Esse processo se inicia com um chamamento público e a entrega de documentação. Após uma pré-seleção, há o sorteio de vagas remanescentes e foi através do sorteio que o Fresco e Natural chegou até a ECA. As lanchonetes que funcionam na Universidade pagam uma quantia mensal para locação do espaço.

 

Após um período  no Instituto de Biociências, enquanto ocorria a resolução de questões estruturais para instalação do contêiner no Quadrado das Artes, a lanchonete  chegou à ECA em agosto de 2024. Atualmente, Cláudia gerencia a lanchonete com a ajuda de seu filho Miguel, além de alguns funcionários que são contratados conforme a demanda. 

Foto de homem e mulher se abraçando. Ambos têm traços asiáticos, vestem blusas verdes e usam bonés coloridos. Ao fundo, a cozinha do food truck, com potes nas prateleiras, microondas, geladeira e caixas organizadoras. À frente deles, em um balcão de metal: uma forma de bolo, uma caixa de doces e uma caixinha cinza organizadora, além dos cardápios pregados no balcão.
Miguel e Cláudia na lanchonete Fresco e Natural. Foto: Virgínia Santos/LAC ECA

 

Cláudia conta que  há um planejamento relacionado aos horários: os funcionários buscam combinar o  que é oferecido no cardápio com os horários das refeições. “A gente serve a parte do almoço, a parte de café da tarde, a parte de lanches, montagem de lanches aqui,  e as sobremesas, essas coisas conforme o horário”, diz a proprietária. Outra proposta do Fresco e Natural é a personalização dos lanches oferecidos no cardápio: “Tudo você personaliza do jeito que você gosta: a montagem de suco, de sanduíche, de saladas. Então, tudo aqui é personalizado. Você faz do jeito que você gosta”, afirma Cláudia. 

O Fresco e Natural tem se tornado uma opção cada vez mais procurada pela comunidade USP e Cláudia afirma que esse é um público com o qual ela gosta muito de  trabalhar, por poder conhecer diversas pessoas todos os dias.
 

A parte favorita do trabalho para Cláudia é a montagem das receitas e dos pratos. “Eu coloco muito carinho no que eu vou fazer. Essa coisa de não ter fritura, de ser saudável, de ter mais frutas, legumes e verduras para o pessoal. Então, tudo que eu vou fazer crio da minha cabeça, e quero que o pessoal sinta o carinho no que a gente tá fazendo. Isso para mim é muito gratificante”, afirma ela.