Programa de Professor Sênior: docentes ecanas têm participação renovada

Alice Mitika Koshiyama desenvolve atividades em Jornalismo e Regina Keiko Obata em Ciência da Informação

Vida acadêmica

A Congregação da ECA aprovou, em reunião realizada no dia 26 de outubro, a renovação da participação de duas docentes no Programa de Professor Sênior da USP. Alice Mitika Koshiyama, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), e Regina Keiko Obata, do Departamento de Informação e Cultura (CBD),  apresentaram ao colegiado relatório de atividades desenvolvidas nos últimos dois anos e plano de trabalho para o biênio 2022-2024.

Alice Mitika Koshiyama, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE)

Foto preto e branco de uma mulher idosa com traços orientais. Os cabelos longos estão presos, com uma grande mecha branca na parte superior e laterais escuras. Usa óculos de lentes retangulares e um cachecol estampado.
Alice Mitika Koshiyama. Foto: Reprodução/ Jornal da USP

A professora Alice Mitika Koshiyama atua com ênfase nos temas comunicação e cidadania, comunicação e história, história do jornalismo, jornalismo brasileiro e estudos feministas. Coordena o grupo de pesquisa Jornalismo e a Construção da Cidadania. Atuou no Curso de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) na área Estudos dos Meios e da Produção Midiática. Na graduação em Jornalismo lecionou a disciplina Fundamentos Teóricos da História. Atualmente, leciona História do Jornalismo I (Geral) e História do Jornalismo II (Brasil).

O plano de atividades da professora para o período de 2022 a 2024 abrange atividades de ensino, pesquisa e extensão junto ao CJE, onde atuará na graduação em Jornalismo e no PPGCOM. Na graduação ministrará  as disciplinas História do Jornalismo I e II, além de orientar projetos de Iniciação Científica  e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Na pós-graduação irá colaborar com disciplinas e orientar dissertações e teses de doutorado.

A professora também participará  de atividades do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Popular e Alternativo, congressos e eventos científicos nacionais e internacionais.

Regina Keiko Obata, do Departamento de Informação e Cultura (CBD)

Mulher idosa, cabelos brancos bem curtos, com traços orientais sorrindo. Está usando um colar com argola
Regina Keiko Obata. Foto: Reprodução /Congressos Virtuais

Regina Keiko Obata tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Informação, Cultura e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagens e representação, informação e educação, serviços de informação educativos, serviços de informação e cultura para crianças e jovens, biblioteca interativa, biblioteca escolar, biblioteca pública e biblioteca comunitária.

Para o período  de 2022 a 2024 a professora segue ministrando junto ao CBD a disciplina optativa Biblioteca com função educativa: a criança e o jovem, onde não só recebe estudantes do departamento, mas também de outros cursos da ECA e unidades da USP, além de participantes do Programa USP 60+.

Ela ainda mantém a disciplina Cultura e Comunicação - Bibliotecas, Arquivos Municipais e Informação Pública no curso de especialização Comunicação Pública Governamental do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP).

A professora ainda continua  a orientar TCCs, participar de bancas e atuar em outras atividades que estejam de acordo com suas competências, além de atender instituições de ensino, informação e cultura em demandas de assessoria, consultoria e capacitação de mediadores.

Imagem de capa: Mariana Chama