Três docentes renovam a participação no Programa de Professor Sênior

Lisbeth Rebollo, Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Ismar Soares continuam na ECA suas atividades de extensão, pesquisa e ensino na pós-graduação

Vida acadêmica

A Congregação da ECA aprovou no dia 29 de novembro a participação, por mais dois anos, de três docentes no Programa de Professor Sênior da USP. Lisbeth Rebollo, Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Ismar Oliveira Soares – todos vinculados ao Departamento de Comunicações e Artes (CCA) – darão continuidade às suas atividades de ensino, pesquisa e extensão no biênio 2023-2025.

Saiba mais sobre as atividades que serão desenvolvidas por cada docente:

Foto de uma mulher branca, de cabelos castanhos, de tamanho médio e ligeiramente ondulados e avermelhados, acima de 60 anos. Ela veste blusa branca, blazer preto de riscas brancas e usa um broche no peito. Ela está sentada em uma cadeira. Ao fundo, tem-se a visão parcial de uma parede cinza, de outra cadeira e da tela de um projetor.
Lisbeth Rebollo. Foto: USP Imagens

Lisbeth Rebollo

A docente é credenciada em dois programas de pós-graduação interunidades da USP: o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) e o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA), nos quais seguirá com suas orientações de doutorado e supervisões de pós-doutorado em andamento.

Integrante do grupo de estudos em Recepção Estética e Crítica de Arte, a professora Lisbeth irá desenvolver projeto de pesquisa sobre as modalidades temáticas de exposição de arte, analisando exposições internacionais realizadas a partir da década de 1970 e as bienais brasileiras que ocorreram a partir da década de 1980.

Foto de uma mulher branca, loira, de cabelos curtos, acima de 60 anos. Ela usa óculos de hastes brancas, brincos redondos pretos e blusa listrada, preta e branca. Ela fala ao microfone, em uma das mãos, segura folhas de papel, com a outra, gesticula. À sua frente, tem-se a visão parcial de uma identificação de mesa, com o seu nome escrito. O fundo é branco.
Maria Immacolata Vassallo de Lopes. Foto: Susana Narimatsu Sato/LAC ECA USP

Maria Immacolata Vassallo de Lopes

Na ECA, a docente coordena o Centro de Estudos de Telenovela (CETVN), é diretora da revista MATRIZes e atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM). A professora Maria Immacolata irá seguir com suas atividades nestas frentes de atuação, que incluem a oferta de disciplinas, a orientação de dissertações e teses, a supervisão de pós-doutorados e a participação em bancas

Atualmente, a docente lidera dois projetos de pesquisa: A ficção televisiva brasileira como recurso de promoção da cidadania, projeto aprovado pelo Programa Pró Humanidades do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Interseccionalidades na ficção televisiva ibero-americana.

Foto de um homem branco, parcialmente calvo, com cabelos ligeiramente grisalhos nas laterais da cabeça. Ele tem o cavanhaque aparado e branco, veste camisa amarela clara, na qual está preso um microfone, e casaco bege. Olha para câmera e sorri. O fundo é preto.
Ismar de Oliveira Soares. Foto: Leonardo Veras / EBC-TV Brasil

Ismar de Oliveira Soares

Como professor sênior da ECA, o professor Ismar está envolvido em ações de interlocução com diferentes grupos sociais e políticos para fortalecer a prática educomunicativa, entre os quais estão órgãos governamentais, associações e entidades representativas e instituições de ensino do Brasil, América Latina e países da península ibérica.

No CCA, o docente participará de projeto de pesquisa sobre o emprego da educomunicação em atividades de educação ambiental relacionadas às mudanças climáticas, que será realizado em parceria com a professora Thaís Brianezi Ng. Por fim, o professor Ismar integra a comissão organizadora do X Encontro Brasileiro de Educomunicação, que acontecerá em 2024.

Sobre o Programa de Professor Sênior

O Programa de Professor Sênior da USP é destinado a docentes aposentados ou em vias de se aposentar que queiram continuar a desenvolver atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão na Universidade. O ingresso no programa pode ocorrer por solicitação do docente ou a convite de um departamento. No caso da ECA, cabe à Congregação avaliar as solicitações de ingresso ou renovação no Programa de Professor Sênior.