Ásia, Europa, América Latina: confira os novos convênios da ECA com o exterior

Com os três novos acordos firmados com Universidades estrangeiras em 2022 e outras seis renovações, ECA chega a 51 convênios internacionais

Vida acadêmica

A ECA é a quinta unidade de ensino da USP com o maior número de convênios internacionais: atualmente são 51 acordos vigentes com universidades do exterior.  Cada convênio tem duração de três a cinco anos, a contar da data da sua assinatura, período esse em que estudantes e docentes da ECA podem realizar parte de seus estudos no exterior e a Escola pode receber estudantes estrangeiros. No caso de alunos de graduação, a Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da ECA publica todo semestre editais de seleção para o intercâmbio.

No ano passado, nove convênios foram firmados ou renovados com instituições da Ásia, Europa e América Latina. Confira os detalhes a seguir:

Foto da fachada da universidade. O prédio apresenta uma estrutura moderna, com três torres brancas espiraladas e alguns cubos coloridos projetados para fora da fachada. No canto inferior esquerdo da imagem, encontra-se uma parte elevada, na qual há um canteiro grande e florido.
Universidade de São José. Foto: Reprodução/Facebook

Ásia: falando português na China

A ECA já tinha convênios com a Beijing Film Academy, na área de Audiovisual, e com a Tsinghua University, voltado para docentes e pós-graduandos. Agora, é a vez da Universidade de São José, em Macau, juntar-se à lista de convênios da ECA em território chinês. O convênio é coordenado por Ricardo Alexino Ferreira, professor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), e prevê a possibilidade de intercâmbio de discentes de graduação e de pós-graduação das áreas de Comunicação e das Artes. Confira nesta reportagem mais informações sobre o convênio com a Universidade de São José.

Outros países do mundo lusófono com os quais a ECA mantém convênio são Portugal e Moçambique.

Foto do ateliê. Sala ampla, com mesas retangulares grandes, apoiadas por cavaletes, diversos materiais espalhados: ferramentas, maquinas de corte, madeira, tintas e outros. Pessoas em pé, manuseiam os equipamentos
Ateliê da École Nationale Supérieure d’Art de Dijon. Foto: Reprodução/Facebook

Europa: oportunidades na Itália e na França

O continente europeu é sempre bastante procurado por estudantes para intercâmbio no exterior. Um dos países com os quais a ECA possui mais convênios é a França: atualmente são nove acordos vigentes, sendo que três foram renovados no ano passado. São eles:

• com a École de Journalisme et de Communication da Université Aix-Marseille I, sob coordenação da professora Roseli Fígaro Paulino, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). A ECA também tem convênio com a Faculté des Arts, Lettres, Langues et Sciences Humaines da mesma Universidade.
  • com a Université Lumière Lyon 2, sob coordenação da professora Maria Cristina Palma Mungioli, do CCA.
  • e com a École Nationale Supérieure d’Art de Dijon, sob coordenação na ECA do professor Marco Giannotti, do Departamento de Artes Plásticas (CAP).

Nascido na Itália e professor da ECA há 20 anos, Massimo di Felice, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), coordena o convênio da ECA com a Facoltà di Scienze Politiche, Sociologia e Comunicacione da Università degli Studi di Roma La Sapienza, renovado em 2022. Ele coordena também o convênio com a Libera Universitá di Lingue e Comunicazione, localizada em Milão.

Fachada da Universidade. Nas paredes, desenhos e esculturas que remetem aos povos originários e aos fundadores da cidade.
Fachada da Universidad de Trujillo, no Peru. Foto: unitru.edu

Cooperação com a América Latina: Argentina, Chile e Peru

Estudantes dos cursos de Artes da ECA podem incluir em seus planos a possibilidade de fazer intercâmbio na Universidad Nacional de las Artes graças à renovação do convênio firmado com a Escola sob coordenação da professora Maria Helena Franco Araújo Bastos, do Departamento de Artes Cênicas (CAC). Já estudantes dos cursos da área de Comunicação têm, entre as suas opções de intercâmbio, a Facultad de Comunicaciones da Universidad del Desarrollo após a instituição ter renovado o convênio com a ECA, sob a coordenação do professor Arlindo Ornelas Figueira Neto, do CRP. Quem é do curso de Turismo tem a chance de fazer intercâmbio na Universidad Nacional de Trujillo. O convênio com a universidade peruana é coordenado na ECA pela professora Karina Solha, também do CRP.

Por fim, a ECA também firmou convênio com a Universidad del Salvador, uma das mais antigas da Argentina, sob a coordenação do professor Francisco Paletta, do Departamento de Informação e Cultura (CBD).

Para mais informações sobre os convênios da ECA com universidades estrangeiras, acesse a página da CRInt.

Prepare-se para o intercâmbio:

Arte de capa: Reprodução de animação produzida por Maria Julia de Lucca/CRInt ECA