Novas perspectivas para o convênio entre a ECA e a Université de Poitiers

Visita de professora francesa à ECA visa aproximar as duas instituições e criar mais possibilidades de intercâmbio

Comunidade

No dia 26 de maio, a Comissão de Relações Internacionais da ECA (CRInt) recebeu a visita da professora Isabelle Millon Zumstein, docente da Faculdade de Letras, Línguas Estrangeiras e Artes do Espetáculo na Université de Poitiers, para uma conversa sobre a possibilidade de estreitamento de laços entre a instituição francesa e a ECA. Participaram da reunião a professora Cecília Antakly de Mello, presidente da CRint e docente do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), a professora Maria Cristina Palma Mungioli, coordenadora do convênio entre as duas instituições e docente do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), e Thaise Desirree Braga, secretária da CRInt.

Foto da visita da professora Isabelle Millon Zumstein. Na imagem, a professora está ao centro, com as mãos cruzadas apoiadas numa mesa de madeira, prestando atenção na fala de uma mulher à sua frente. A professora é branca e tem cabelos castanhos presos em um coque baixo. Ela usa uma blusa bege e óculos de grau com armação azul. À sua frente, de costas, há uma mulher falando. Ela tem cabelo curto castanho e usa uma blusa preta. Ao lado da professora Isabelle ainda há uma bolsa vermelha e na mesa estão dois copos de vidro transparente com água.
Visitas de professores estrangeiros abrem perspectivas de oportunidades de intercâmbio para estudantes e professores. Foto: Susana Narimatsu.

A ECA já possui um convênio com a Université de Poitiers, firmado em 2021. Graças a esta parceria, são oferecidas, semestralmente, duas vagas de intercâmbio acadêmico na universidade francesa para estudantes de graduação da ECA das áreas de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Audiovisual, Editoração, Jornalismo e Relações Públicas. Atualmente, a Université de Poitiers está recebendo o estudante Luís Gustavo Baptista e Ribeiro, da graduação em Audiovisual, para um intercâmbio.

Para Thaise, da CRInt, essas visitas reforçam laços importantes entre as universidades e abrem novos horizontes para parcerias: “visitas de delegações internacionais são muito importantes para o aprofundamento dos convênios acadêmicos que a ECA formaliza com instituições estrangeiras. É neste tipo de encontro que são discutidas novas atividades, projetos de pesquisa e possibilidades de intercâmbios acadêmicos entre as partes.”

Ela ainda destaca que devido à pandemia, a mobilidade estudantil foi reduzida, então visitas como essa são uma tentativa de retomar os intercâmbios: “com o arrefecimento da pandemia e a retomada das atividades por toda a comunidade internacional, as instituições estrangeiras têm nos contatado para visitar a ECA e buscar formas de reativarmos as atividades conjuntas, que foram suprimidas devido ao contexto pandêmico”, ela afirma. A própria relação da ECA com a Université de Poitiers foi afetada pelo contexto pandêmico, uma vez que o convênio foi assinado num período de muitas limitações ligadas às restrições sanitárias da covid-19.

A vinda da professora Isabelle Zumstein também abre perspectivas para mais intercâmbios e novos projetos, o que pode representar no futuro a possibilidade de inserção do convênio no Programa Erasmus, que oferece bolsas de mobilidade tanto para estudantes quanto para professores.

Imagem de capa: Susana Narimatsu