CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo



Da empresa para o feed: novo livro de docente fala de funcionários influencers

Obra trata das vantagens de funcionários atuarem como embaixadores digitais da organização, propondo estratégias em comunicação e oferecimento de contrapartidas

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Seguindo o seu trabalho de pesquisa sobre temas contemporâneos referentes à Comunicação Organizacional, a professora Carolina Frazon Terra, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) da ECA, apresenta seu mais novo livro: De funcionários a influenciadores: por que ter programas de funcionários influencers vale a pena. Nesta obra, a docente discute o lugar dos funcionários como embaixadores das organizações no cenário digital, reconhecendo seu poder de influência na reputação da empresa.


A fala autorizada nasce de dentro: a comunicação feita por quem vive o trabalho

Com prefácio da professora Issaaf Karhawi, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), o livro apresenta o papel crucial do engajamento positivo de funcionários na construção da imagem das organizações. A obra se baseia em estudos de comunicação digital e casos de empresas como Cacau Show, Nubank e Magazine Luiza, cujos líderes e funcionários atuam como influenciadores nas plataformas sociais digitais, contribuindo para o processo de aproximação efetiva entre organizações e públicos.

Capa do livro De funcionários a influenciadores: por que ter programas de funcionários influencers vale a pena, com uma foto onde, em primeiro plano, aparecem as mãos de uma pessoa de pele negra manipulando um celular. Em segundo plano, com desfoque, uma mão de pela branca mexendo em um celular. O fundo tem uma figura abstrata desfocada das cores rosa e azul e pontos luminosos perolados. O fundo possui tons de cor cinza e bege. Em fonte preta, no topo, está o nome da autora, o nome do livro em fonte grande e o subtítulo em fonte pequena, abaixo. No canto inferior esquerdo encontra-se o logotipo da editora.
Imagem: Divulgação/ Carolina Terra.

Partindo de definições de influência e seu papel, que encontram manifestações anteriores à era digital, a autora mostra as vantagens em perceber no cotidiano das atividades do público interno das organizações “o mais influente dos influencers”, como diz a professora Issaaf no prefácio. De forma geral, o livro busca apresentar e refletir sobre os impactos das vozes que falam de dentro, considerando suas manifestações no contexto digital.

Questionando a dependência exclusiva de influenciadores convencionais, o livro traz estratégias que enxergam e acionam as pessoas da organização, em seus diferentes setores, dentro de um ecossistema de influência, de forma que elas atuem em situações e momentos oportunos.

Em entrevista à Revista Veja, a autora defende que os funcionários são um ativo importante na construção da imagem das organizações. “Eles têm o potencial de falar de forma autêntica e natural sobre o lugar onde trabalham.” A autora ainda reconhece o potencial dos funcionários se tornarem embaixadores da empresa, “representando a comunicação da marca tanto da porta para dentro quanto da porta para fora.”

Trabalhadores já divulgam seu local de trabalho e suas habilidades de forma espontânea em plataformas como o LinkedIn, segundo Carolina. Sendo assim, a empresa pode sistematizar esse tipo de atitude, tornando o funcionário uma fala autorizada da organização, lhe conferindo visibilidade e poder de influência. Além disso, considerando que os funcionários passam a representar a organização nas plataformas digitais, o livro aponta a necessidade de criação de políticas de comunicação para a prática da influência que parte do público interno.

Outro ponto discutido no livro é a forma como a gestão pode investir em programas de influenciadores internos de modo que não haja acúmulo e desvio de funções, com oferecimento de contrapartida para funcionários influenciadores.

De funcionários a influenciadores: por que ter programas de funcionários influencers vale a pena é voltado para estudantes, profissionais e analistas das áreas de comunicação organizacional, relações públicas e recursos humanos, bem como gestores e líderes estratégicos. O livro está disponível para aquisição no site da Summus Editorial.

 

Sobre a autora

Foto de mulher branca sorrindo. Ela tem cabelos lisos, compridos e loiros, olhos castanhos e usa uma blusa branca rendada. O fundo é branco.
Carolina Frazon Terra (CRP) - Foto: Reprodução/Lattes

Carolina Frazon Terra é professora do CRP e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA e ministra cursos de especialização nas áreas de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Além da docência e da pesquisa, é autora de variados títulos sobre comunicação digital, relações públicas digitais e mídias sociais. A docente já atuou em empresas como Fiat, Vivo, Mercado Livre, L’ Occitane, Garoto e Nestlé, entre outras.

 

 

 

 

 

 


Imagem de capa. Reprodução/ WebTechExperts.