Da empresa para o feed: novo livro de docente fala de funcionários influencers
Obra trata das vantagens de funcionários atuarem como embaixadores digitais da organização, propondo estratégias em comunicação e oferecimento de contrapartidas
Seguindo o seu trabalho de pesquisa sobre temas contemporâneos referentes à Comunicação Organizacional, a professora Carolina Frazon Terra, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) da ECA, apresenta seu mais novo livro: De funcionários a influenciadores: por que ter programas de funcionários influencers vale a pena. Nesta obra, a docente discute o lugar dos funcionários como embaixadores das organizações no cenário digital, reconhecendo seu poder de influência na reputação da empresa.
A fala autorizada nasce de dentro: a comunicação feita por quem vive o trabalho
Com prefácio da professora Issaaf Karhawi, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), o livro apresenta o papel crucial do engajamento positivo de funcionários na construção da imagem das organizações. A obra se baseia em estudos de comunicação digital e casos de empresas como Cacau Show, Nubank e Magazine Luiza, cujos líderes e funcionários atuam como influenciadores nas plataformas sociais digitais, contribuindo para o processo de aproximação efetiva entre organizações e públicos.

Partindo de definições de influência e seu papel, que encontram manifestações anteriores à era digital, a autora mostra as vantagens em perceber no cotidiano das atividades do público interno das organizações “o mais influente dos influencers”, como diz a professora Issaaf no prefácio. De forma geral, o livro busca apresentar e refletir sobre os impactos das vozes que falam de dentro, considerando suas manifestações no contexto digital.
Questionando a dependência exclusiva de influenciadores convencionais, o livro traz estratégias que enxergam e acionam as pessoas da organização, em seus diferentes setores, dentro de um ecossistema de influência, de forma que elas atuem em situações e momentos oportunos.
Em entrevista à Revista Veja, a autora defende que os funcionários são um ativo importante na construção da imagem das organizações. “Eles têm o potencial de falar de forma autêntica e natural sobre o lugar onde trabalham.” A autora ainda reconhece o potencial dos funcionários se tornarem embaixadores da empresa, “representando a comunicação da marca tanto da porta para dentro quanto da porta para fora.”
Trabalhadores já divulgam seu local de trabalho e suas habilidades de forma espontânea em plataformas como o LinkedIn, segundo Carolina. Sendo assim, a empresa pode sistematizar esse tipo de atitude, tornando o funcionário uma fala autorizada da organização, lhe conferindo visibilidade e poder de influência. Além disso, considerando que os funcionários passam a representar a organização nas plataformas digitais, o livro aponta a necessidade de criação de políticas de comunicação para a prática da influência que parte do público interno.
Outro ponto discutido no livro é a forma como a gestão pode investir em programas de influenciadores internos de modo que não haja acúmulo e desvio de funções, com oferecimento de contrapartida para funcionários influenciadores.
De funcionários a influenciadores: por que ter programas de funcionários influencers vale a pena é voltado para estudantes, profissionais e analistas das áreas de comunicação organizacional, relações públicas e recursos humanos, bem como gestores e líderes estratégicos. O livro está disponível para aquisição no site da Summus Editorial.
Sobre a autora

Carolina Frazon Terra é professora do CRP e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA e ministra cursos de especialização nas áreas de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Além da docência e da pesquisa, é autora de variados títulos sobre comunicação digital, relações públicas digitais e mídias sociais. A docente já atuou em empresas como Fiat, Vivo, Mercado Livre, L’ Occitane, Garoto e Nestlé, entre outras.