Doutoranda ecana lança Transformações, single de música pop

Canção e videoclipe já estão disponíveis no Youtube, no Spotify e em outras plataformas de streaming

Comunidade

No dia 18 de setembro, a cantora e pesquisadora amazonense Kely Guimarães lançou seu novo single: Transformações. A música mescla elementos do pop rock e da música urbana e conta com a participação de Carolina Andrade Oliveira, doutora em Música pela ECA. “Como artista, Transformações surgiu de um processo pessoal para o qual não há nome mais adequado do que esse”, diz Kely, que trabalhou em conjunto com Carolina em melodias, frases e sons que foram construindo o universo da música.

Foto de mulher branca sorrindo em estúdio de gravação. Seus cabelos são escuros, de tamanho médio e ondulados e ela veste uma camisa preta de mangas longas com cachecol xadrez verde. À sua esquerda há um microfone e uma partitura musical. O fundo é azul com uma porta de madeira clara.
Para Kely, que equilibra o trabalho acadêmico com a carreira musical, a maior dificuldade na produção do clipe foi trabalhar à distância, com Ink e Lincoln em Manaus e ela em São Paulo com Carolina. Foto: Acervo pessoal/Kely Guimarães

No videoclipe, vemos um personagem humanoide e sem gênero com cabeça de guaraná e cabelo de folhas verdes: Uaranã, que é a palavra em tupi para a fruta típica do Amazonas. Sua jornada de transformações começa ao avistar uma folha azul flutuando na fachada do famoso Teatro Amazonas, em Manaus, que o personagem persegue até chegar em São Paulo, passando por locais como o Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp) e a Praça do Relógio, na USP. 

A ideia do clipe partiu de Kely e Carolina, que escreveram juntas o roteiro, que buscou captar “as reviravoltas da vida e a capacidade de adaptação humana diante dessas mudanças”. Para produzir o vídeo, as artistas contaram com os também manauaras Ink Bentes como ilustrador e Lincoln Assunção, como animador, em um processo que “foi difícil, como tudo o que vale a pena é difícil”, nas palavras da cantora e pesquisadora.

 

Vida acadêmica e carreira artística em equilíbrio

Com esse single, Kely comemora 15 anos da carreira musical, que está “sempre em contato com sua vida acadêmica”. Na  tese de doutorado que desenvolve no Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS) da ECA, a pesquisadora aborda questões socioculturais de mulheres cantoras no Amazonas, a partir da transcrição de suas músicas, investigando a invisibilidade dessas artistas no cenário local e nacional bem como as causas desse apagamento. A  autora revela que no contato com outras artistas estreitou laços e fez novas amizades e que “se vê nelas”, em suas angústias e expectativas. Sobre a canção, Kely diz “esperar que as pessoas estejam abertas” para transformações, e as convida a conhecer seu trabalho. 

Ouça Transformações no Spotify e em outras plataformas de streaming e confira o videoclipe da música no canal de Kely Guimarães no Youtube e a seguir.

 

 

 

 


Imagem de capa: reprodução/Youtube