Revista Capa Preta será espaço para artigos sobre a música e a arte negra

Publicação do Programa de Pós-Graduação em Música da ECA abre chamada para artigos em sua primeira edição

Vida acadêmica

A Revista Capa Preta, voltada para a pesquisa de música, arte negra e suas transdisciplinaridades, está com chamada aberta para a submissão de artigos que irão compor a primeira edição da publicação, que deverá ser lançada até o final deste ano de 2024. O objetivo da revista é divulgar textos sobre a práxis artística preta no Brasil e para além de suas fronteiras. Os artigos devem ter no mínimo 10 mil e no máximo 50 mil palavras e deverão ser enviados até o dia 13 de maio próximo.  A chamada é aberta a pesquisadores da USP e de outras universidades brasileiras especialistas na música e na cultura afro-brasileira.

insert alt
Editora gerente: Ana Carolina Felix. Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com Ana Carolina Félix, estudante do Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS) da ECA e integrante do corpo editorial da revista, “é notória a ausência de disciplinas dedicadas ao estudo das culturas afro-brasileiras”. Por esse motivo, segundo ela, é que foi proposta a criação da publicação. “A Revista Capa Preta será dedicada a refletir sobre a contribuição e presença da cultura negra nas artes brasileiras, especialmente na música”, reflete a estudante.

Ana reforça ainda que, “a proposta de criação de um periódico acadêmico voltado ao debate e pesquisa sobre a cultura artístico-musical de origem afro-brasileira parece uma oportunidade de criar e consolidar um núcleo de pesquisa dedicado a essas questões e à reflexão sobre a missão dos cursos de arte em nossa sociedade”.

 

Movimentos integrados

A Revista Capa Preta é resultado, como conta Ana, de vários movimentos integrados dentro do Departamento de Música (CMU) da ECA. “É sabido que já houve questionamentos e posturas racistas em relação à produção de intelectualidade negra ‘relevante’ no cenário acadêmico e, indiretamente, reforçados por cânones e artigos ‘científicos’ em sala de aula e na grade curricular do curso de graduação e pós-graduação em Música”, destaca Ana.

De acordo com ela, os mais recentes alunos negros do curso de graduação e da pós, mobilizados por esta realidade, organizaram-se em assembleia e sugeriram a criação da comissão antirracista do CMU. 

insert alt
Editor chefe: Paulo Salles. Foto: Arquivo Pessoal

“Foram então iniciadas ações em assembleia para a contratação de novos professores e inclusão do currículo de história da música negra, seguindo os protocolos da lei 10.639, que na época completava 20 anos”, conta a estudante.

Ela lembra, no entanto, que durante os processos seletivos para contratação de professores observou-se que pouco do que fora acordado foi devidamente cumprido. “Por isso, em nossos encontros semanais surgiu a ideia de que nós pudéssemos criar uma revista em que publicássemos os pensamentos de intelectuais negros acerca da arte negra produzida na atualidade e também dentro da história da cultura negra, como caminho possível para que outras narrativas ocupassem registro acadêmico, por sua vez histórico, dentro das bibliotecas das universidades brasileiras”, justifica a pesquisadora.

De acordo com o planejamento da publicação, a Revista Capa Preta deverá ter duas edições por ano e terá como editor responsável o professor Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles, do CMU da ECA e único professor negro do departamento. “Formamos um conselho editorial de intelectuais negros da arte negra no Brasil e fora dele. Por fim, montamos nossa comissão editorial formada por alunos da pós-graduação e graduação de modo a fazer a revista de fato acontecer”, comemora Ana Carolina.

Os interessados devem enviar seus artigos para o email revistacapapreta@gmail.com.

 

Corpo editorial da revista

Corpo editorial da revista Capa Preta

insert alt

Mídia e Comunicação: Wander Júnior. Foto: Arquivo Pessoal.

insert alt

Revisora: Stefani Souza. Foto: Arquivo Pessoal.

insert alt

Pesquisa de Campo: Rômulo Alexis. Foto: Arquivo Pessoal.

insert alt

Editor convidado: Maurício Paz. Foto: Arquivo Pessoal.

insert alt

Revisora: Lua Bernardo. Foto: Arquivo Pessoal.

insert alt

Designer Gráfico: Chibueze Obi - Foto: Arquivo Pessoal.

insert alt

Arte Visual: Augusto Junior. Foto: Arquivo Pessoal.

 

 

Mais informações: com Ana Carolina Pires Félix da Silva, pelo email anadan@usp.br; Instagram @revistacapapreta 

 

 

Publicado originalmente pelo Jornal da USP. 

 

 


Imagem de capa: Freepik.