Pesquisa

O Programa de Iniciação Científica Sem Bolsa é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à pesquisa de estudantes de graduação que desejem encaminhar-se para a investigação científica na área de Comunicação e Artes ou possuam interesse em participar do trabalho de seu orientador.

A IC sem bolsa contempla aqueles que não se inscreveram no Programa PIBIC/PIBITI por terem vínculo empregatício ou outra remuneração vinda de instituições públicas; ou, ainda, embora tenham sido aprovados na classificação PIBIC/PIBITI, não foram contemplados com bolsa.

Inscrições na IC sem bolsa

1) O aluno interessado deverá procurar um professor que o oriente e redigir um projeto contendo:

    Resumo de até três páginas;
    Título;
    Introdução;
    Descrição da pesquisa;
    Metodologia;
    Cronograma;
    Bibliografia.
    Roteiro para elaboração de projeto de pesquisa em iniciação científica

2) A inscrição será realizada pelo orientador no Sistema Atena;

3) Os projetos recebidos serão encaminhados para docentes pareceristas que avaliarão as propostas;

4) O resultado é enviado ao aluno e orientador, e se aprovado poderá iniciar sua pesquisa a partir da aprovação do projeto no Sistema Atena pela CPq.

Responsabilidades do aluno

Entrega de relatórios
Devem ser enviados pelo pesquisador de Iniciação Científica via sistema Atena a cada 6 meses de desenvolvimento do projeto (exemplo: uma IC com duração de 2 anos deverá enviar 3 relatórios parciais e 1 final).

Consulte aqui os modelos e normas de entrega dos relatórios.


Participação no SIICUSP
O Simpósio Internacional de Iniciação Científica (SIICUSP) da USP é um simpósio anual, composto de três etapas: uma mostra na unidade (Semana de Pesquisa da ECA), outra geral organizada pela Universidade com participação de todos os alunos de IC, aberto à USP e demais Universidades e, finalmente, uma etapa no exterior, quando dez alunos brasileiros selecionados por suas atuações nas etapas precedentes viajam para representar a USP em outras Universidades.

O aluno deve, obrigatoriamente, apresentar sua produção científica, sob a forma de pôster ou apresentação oral, no SIICUSP.

Responsabilidades do orientador

Cada orientador será responsável por informar no sistema Atena a frequência mensal dos seus orientandos. O aluno também pode cadastrar a frequência.