Martín-Barbero tinha pensamento "avançado, propositivo e criativo"

Em nota, Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) ressalta o impacto da obra de Jesús Martín-Barbero, falecido no dia 12, nas pesquisas da ECA

Comunidade

Jesús Martín-Barbero faleceu no último sábado, 12 de junho, aos 83 anos. Nascido na Espanha e radicado na Colômbia, o pesquisador e teórico era referência nos estudos do campo da comunicação no Brasil e, particularmente, na ECA, onde foi professor visitante em 2008 e, depois disso, participou em diferentes oportunidades de encontros com pesquisadores e pesquisadoras.

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) divulgou nota em que destaca a importância de Martín-Barbero para a pós-graduação e a pesquisa na ECA.

Jesus Martin Barbero
Foto: Felipe Fitippaldi/Globo Universidade

Jesús Martín-Barbero deixa mapas e pistas para pensarmos os desafios contemporâneos da comunicação e da cultura na América Latina

Jesús Martín-Barbero faleceu, sábado, 12 de junho, em Cali, Colômbia aos 83 anos.

Deixa-nos uma contribuição ímpar para pensarmos a comunicação e a cultura na América Latina.

Autor do clássico ‘Dos Meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia’, publicado em 1987, na Espanha, e em primeira edição brasileira de 1997, obra que permanece necessária e urgente para o campo da comunicação. Inquieto e persistente investigador dos processos comunicacionais, Martín-Barbero nos deixa os mapas das mediações da comunicação na cultura e na política como orientações para compreendermos esse momento tão complexo, em que as múltiplas telas e os usos digitais convivem com uma severa crise civilizatória.

Desde a primeira visita à ECA-USP, no início dos anos de 1990, o seu pensamento comunicacional, avançado, propositivo e criativo, inspirado nas mediações culturais, causou enorme impacto no ensino de pós-graduação e na pesquisa em nossa Escola.

Mais recentemente, o impacto da abordagem barberiana das mediações orientou, entre 2015-2020, um profícuo Programa de pesquisa entre PPGCOM-USP, UFRN e UFMS, no projeto PROCAD- CAPES; além de ser o eixo estruturante da área e das linhas de pesquisa da recente reforma do Programa.
A obra de Jesús Martín-Barbero está e ficará presente nas pesquisas e seguirá contribuindo com a formação das novas gerações.

Professores
Roseli Figaro, Eneus Trindade, Maria Cristina Mungioli, Clotilde Perez, Maria
Aparecida Ferrari, Richard Romancini, Wagner Souza e Silva

Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
da Universidade de São Paulo.