CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo



XI ProPesq promoverá encontro virtual em junho


AGENDA

O Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda ocorre anualmente desde 2010 e propõe troca de conhecimentos entre profissionais da área

 

Este ano, o XI ProPesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda ocorrerá virtualmente nos dias 16, 17 e 18 de junho. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2) em parceria com o Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3), acolhido desde 2010 por docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). 

O evento será dividido entre o II Colóquio Internacional de Pesquisadores em Publicidade, que terá participação de pesquisadores de seis países (Brasil, Espanha, Portugal, Peru, Venezuela e Chile), o IX Colóquio Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda e as apresentações dos projetos dos Grupos de Trabalhos. 

Historicamente, o ProPesq PP é responsável por promover encontros entre os principais pesquisadores em publicidade, propaganda e consumo do país. Os eventos anteriores resultaram em e-books com os trabalhos apresentados, que podem ser acessados por este link. 

A programação completa será disponibilizada no dia 10 de junho, no site do evento.

 

Programação 
 
16 de junho [quarta-feira]

8h: Abertura   

8h30 - 9h20: “Semiótica, publicidad y discurso: de signos-mercancías y sus contextos”
Conferência com José Enrique Finol (Universidad del Zulia, Venezuela)

9h30 - 12h: “Marcas, consumo e pandemia: visões da Ibero-América”
Paulina Gómez Lorenzini (Pontificia Universidad Católica de Chile)
Liliana De Simone (Pontificia Universidad Católica de Chile)
Claudio Racciatti (Pontificia Universidad Católica de Chile)
Pedro Antonio Hellin Ortuño (Universidad de Murcia –Espanha)
Fernando Contreras (Universidad de Sevilha -Espanha)
Ivone Ferreira (Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
Carmen Rodriguez Daneri (Pontificia Universidad Católica de Peru)
Clotilde Perez (ECA USP-Brasil)
Eneus Trindade (ECA USP-Brasil)
Bruno Pompeu (ECA USP, ESPM, Uniso – Brasil)

14h: XI Colóquio Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda​


14h - 16h Mesa 1: Teorias de Publicidade e Ensino
Proposta teórico-metodológica de análise da publicidade: um encontro profícuo entre a neurociência e a semiótica
Diogo Rógora Kawano (IFSuldeMinas) e Bruno Pompeu (ECA USP, ESPM, Uniso) 
 
Teorias na/da publicidade? Entraves e potencialidades
Laura Wottrich (UFRGS) 
 
Conceitos da Psicologia no ensino da Publicidade Digital
Dirceu Tavares (UFPE) e Gabriela Lima
 
Experiências do ensino de design no contexto digital
Hugo Fortes (ECA USP)
 
Triskel: subjetividade e singularidade na tríade ensino, pesquisa e extensão no campo da Publicidade
Patricia Burrowes (UFRJ) Monica Machado (UFRJ) e Lucimara Rett (UFRJ)
 
Mediação: Patricia Burrowes (UFRJ)
 
 
16h -18h: Mesa 2: Publicidade, Teorias e Pesquisa
 
Rumos da pesquisa em publicidade e propaganda: mapeamento da produção acadêmica
Elisa Reinhardt Piedras (UFRGS)
 
A publicidade e o consumo nas pesquisas do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Territorialidades da UFES
Flavia Mayer dos Santos (UFES) e Maria Nazareth Bis Pirola (UFES)
 
Observatório de Publicidade e ética no consumo (OPETIC): investigação teórico-empírica sobre a produção e o consumo de conteúdos publicitários
Mariângela M. Toaldo (UFRGS), Fábio Hansen (UFPR) e Janderle Rabaiolli (UFSM)

Publicidade e consumo no Brasil em Revistas – 2006 a 2018
Eneus Trindade (ECA USP), Daniel Dubosselard Zimmermann (ECA USP) e Karla de Melo Alves Meira (ECA USP)
 
Estudo bibliométrico da produção científica do GP PHiNC – Publicidade Híbrida e Narrativas de consumo: coletânea “Da Publicidade ao Consumo”
Rogério Covaleski (UFPE)
 
Mediação: Rogério Covaleski (UFPE)

18h - Reunião Anual da ABP2
 

 

17 de junho [quinta-feira]
 
08h -10h: Mesa 3: Publicidade e Trabalho
Publicidade contemporânea e o devir do trabalho criativo: apontamentos para uma pesquisa empírica
Maria Cristina Dias Alves (ECA USP) e Juliana Petermann (UFSM)
 
O trabalho invisível da IA na Publicidade: plataformas de microtrabalho e fazendas de clique
Rafael Grohmann (Unisinos)
 
#Homeoffice: o consumo midiatizado e os efeitos de sentido das novas relações casa/trabalho em maio de 2020 e maio de 2021
Lívia Silva de Souza (C.U. Belas Artes) e Alhen Rubens Damasceno (C.U. Estácio do Ceará)
 
O trabalho em publicidade: flexibilização, formatos de atuação e outras inquietações sobre uma atividade em constante transformação
Cristiane Mafacioli Carvalho (PUC RS) e Tais Bitencourt Valente (PUC RS)
 
Mediação: Cristiane Mafacioli Carvalho (PUC RS)


10h-12h: Mesa 4: Publicidade, Midiatização e Consumo

Novas realidades em anúncio: contribuições da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada para a propaganda
Vinicius Alves Serralheiro (ECA USP), Gabriel Moccio (ECA USP) e Leandro Batista (ECA USP)
 
Percursos comunicacionais: a construção de uma estratégia metodológica para pensar a mobilidade midiática contemporânea
Denísia Souza Oliveira (UFRN) e Maria Angela Pavan (UFRN)
 
Publicidade conectiva
Rodrigo Stéfani Correa (UFSM) e Janderle Rabaiolli (UFSM)
 
Ciberpublicidade e tensões do campo da Comunicação e Saúde
Sandro Tôrres de Azevedo (UFRJ)

Mobilidades alternativas em comunicação
Maria Alice de Faria Nogueira (UFRJ)
 
O algoritmo como um “obsessor”: as bolhas ideológicas da Ciberpublicidade
Guilherme Nery Atem (UFF)
 
Mediação: Guilherme Nery Atem (UFF)

 
12h - 14h: Mesa 5: Publicidade e Marcas em Múltiplos Contextos
 
Levanta e dá a volta por cima: o consumidor antigfrágil e o discurso publicitário pós-pandêmico
Izabela Domingues (UFPE) e Maribel Suarez (Coppead UFRJ)
 
A construção e a comunicação das marcas Aliança para Inovação e Pacto Alegre
André Iribure Rodrigues (UFRGS)
 
O “bode”: consumo, existência e resistência no X Propesq PP
Luiz LZ Cesar Silva Santos (UFPA)

Pet Fashion: o mercado de moda e os animais de estimação
Carolina Boari Caraciola (ECA USP)
 
Mais de três décadas de uma pesquisa pessoal sobre a marca: trabalhos desenvolvidos, resultados e opções para o futuro
Jean Charles Zozzoli (UFAL)
 
Muito além dos reclames do plim-plim: transbordamentos e novas configurações da publicidade televisual
Maria Lilia Dias de Castro (UFSM) e Gabriel Souza (UFSM)
 
Mediação: Maria Lilia Dias de Castro (UFSM)
 
 
14h - 16h: Mesa 6: Publicidade, Consumo e Cultura Material
 
Publicidade sensorial na sociedade midiatizada: um campo de disputa pelo consumo, através da tatilidade dos dispositivos móveis, no cenário hiperconectado
Patricia Gonçalves Saldanha (UFF)
 
Os sentidos das lives no contexto da pandemia: abordagem teórica e proposta classificatória
Clotilde Perez (ECA USP/PUC SP), Silvio Sato (ESPM), Bruno Pompeu (Uniso, ECA USP e ESPM) e Rafael Orlandini (ECA USP)

Publicidade e propaganda: linguagens, sensações e sabores na ordem do consumo
Goiamérico Felício do Santos (UFG)
 
Todas as peles humanas: ensaio sobre a cultura material inspirado em Hundertwasser
Oscar Cesarotto (ECA USP)
 
As pessoas, as coisas e as perdas: perspectivas da cultura material e do consumo nos estudos de Daniel Miller
Claudia Pereira (PUC RJ) e Fernanda Martinelli (UNB)
 
Mediação: Claudia Pereira (PUC RJ)

 
16h -18h: Mesa 7: Publicidade Sociedade, Política e Gênero
 
Estudos QUARE e crítica QUEER OF COLOR: lentes interseccionais para os estudos publicitários
Francisco Leite (ECA USP)
 
Da clandestinidade ao outvertising: trajetória sócio-histórica das retóricas do consumo LGBT
Léo Mozdzenski (UFPE)
 
O Boulos cresceu: o uso da comunicação digital na consolidação do posicionamento do candidato psolista na corrida eleitoral paulistana de 2020
Aryovaldo de Castro Azevedo Jr. (UFPR) e Bruno Branco Pessanha Lopes (UFPR)
 
Identificação e qualificação da mídia espontânea produzida sobre sífilis no período de cobertura do Projeto de Resposta Rápida à Sífilis
Juciano de Sousa Lacerda (UFRN), Ana Cláudia Costa de Araújo (UFRN), Rafael de Morais Pinto (UFRN), Maurício da Silva Oliveira Júnior (UAB-Portugal), Jordana Crislayne de Lima Paiva (UFRN), Danielle Correia Neves Abreu (UFRN) e Juliana Maria Silva de Lyra (UFRN).
 
Respeitem os meus cabelos brancos: os modos de tratar e de consumir beleza feminina durante a Pandemia
Selma Felerico (USJT)
 
Mediação: Aryovaldo de Castro Azevedo Jr. (UFPR)


18h–20h: Mesa 8: Publicidade, Diversidade e Identidade Étnico-racial
 
Promove aí: diversidade como pauta nas ações estratégicas do BBB
Fernanda Sagrilo Andres (UFPampa)
 
Negritude, representação e representatividade: a presença negra na comunicação de marcas nas redes sociais
Pablo Moreno Fernandes (UFMG)
 
O processo de construção social da negrura: nuances advindas da publicidade
Maria Ogécia Drigo (Uniso)
 
Branca desde a campanha abolicionista: marcas estruturantes da Publicidade
Maria Berenice da C. Machado (UFRGS) e Deivison M. C. de Campos (ULBRA)
 
Mediação: Maria Berenice da C. Machado (UFRGS)
 

18 de junho [sexta-feira]
 
Apresentações de GTs em Google Meet

9h às 11h - Mesas 1 a 6 

11h às 13h – Mesas 7 a12

14h às 16h Mesas 13 a 19

16h às 18h – Mesas 20 a 26

 

18h Encerramento: Link exclusivo para sala https://zoom.us/j/92202943483

 

Cartaz do evento propesq 2021

 

Serviço

XI ProPesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda

Data: 16, 17 e 18 de junho

Horário: 8h às 18h

Evento on-line - mais informações no site ou pelo e-mail propesqpp.usp@gmail.com

 

Agenda de Eventos
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