CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão



Ciclo 22: encontro debate fotografia e cinema no modernismo brasileiro


AGENDA

Este será o sétimo encontro da série 1922: modernismos em debate e contará com a presença do professor Eduardo Morettin, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão


Na próxima segunda, 27 de setembro, das 18h às 21h15, ocorre o sétimo encontro virtual da série 1922: modernismos em debate, organizada pelo Instituto Moreira Salles (IMS) em parceria com o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e com a Pinacoteca de São Paulo. On-line e gratuito, o ciclo promove debates mensais sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e será transmitido ao vivo nos canais do YouTube das três instituições. 

O ciclo busca realizar uma discussão crítica sobre a Semana de Arte Moderna e se preparar para a comemoração do centenário do movimento, que ocorre em 2022. Neste encontro, o debate abordará o papel da fotografia e do cinema no modernismo brasileiro e na ausência dessas linguagens na Semana de 22. 

O evento será dividido em duas mesas. A primeira vai discutir a linguagem fotográfica, com a participação de Ricardo Mendes (FotoPlus) e Thiago Gil (Fundação Bienal de São Paulo). O docente do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), Eduardo Morettin, participará da segunda mesa, sobre o cinema brasileiro até o fim da década de 1920. Esta mesa contará também com a presença do professor Denilson Lopes (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Realizados entre março e dezembro de 2021, os debates reúnem, ao todo, 41 convidados. Participam pesquisadores de diferentes estados, com o objetivo de comparar pontos de vistas, ampliar o conceito de modernismo e discutir as especificidades dos diversos movimentos que despontaram no Brasil entre os anos 1920 e 1940. Além dos especialistas em arte moderna, os encontros trazem a presença de artistas contemporâneos para discutir o teor ideológico presente na representação de corpos negros e indígenas nas obras do período. 

1922: modernismos em debate é um evento gratuito e não requer inscrição prévia. Todos os encontros anteriores estão disponíveis nos canais do YouTube do MAC, do IMS e da Pinacoteca.

 

Cartaz do evento. Em letras brancas sobre um fundo em tons sépia, se lê 1922: modernismos em debate. 27 de setembro. Fotografia e cinema. A imagem de fundo do cartaz é uma fotografia de época (possivelmente da década de 1930) da fachada de um cinema repleta de cartazes de filmes de Tom Mix, astro estado-unidense de filmes de faroeste. Na marquise, destaque para a informação Tom Mix hoje. Em frente ao cinema há alguns homens e meninos parados, enquanto transeuntes caminham pela rua. Com exceção dos lanterninhas do cinema, meninos vestidos com um chapéu e um conjunto de calça e casaco característicos, todos estão vestidos de maneira formal: os homens e meninos usam terno, gravata e chapéu e as mulheres usam vestido e chapéu.

 


 

Agenda de Eventos
- -
- -
- -