CAP | Departamento de Artes Plásticas

Estudantes de Artes Visuais apresentam suas obras no EdA

AGENDA

A exposição semestral de estudantes de Artes Visuais da ECA traz obras com propostas diversas, com temáticas subjetivas e políticas

Foto de uma arte em Graffiti em uma parede branca, com caracteres de aglutinação típicos de pixação em um desenho tridimensional, em que as laterais das letras são verdes e a parte frontal delas é preta, no entorno da ilustração há detalhes em rosa e amarelo com formato de nuvens. Em volta da palavra graffitada, há também ilustrações em estilo retrato com ilustrações do mesmo rosto com brincos de cruz, nas cores roxa, azul e amarela
Uma das obras da exposição Laboratório do Semestre tem autoria de Angela Chiquetto, do coletivo USPixo, formado por estudantes de Artes Visuais. Foto: Everton da Cruz Souza.

A exposição Laboratório do Semestre, que reúne obras de estudantes do Departamento de Artes Plásticas (CAP) da ECA, é composta por trabalhos realizados em disciplinas do curso de Artes Visuais e produzida em parceria entre o corpo discente e professores. As obras atravessam temas contemporâneos e subjetivos, com variedade de linguagens e propostas de experiências.

A mostra reúne trabalhos desenvolvidos durante o primeiro semestre de 2024 nos laboratórios de pintura, desenho, fotografia, gravura, escultura, multimídia, performance e instalação, que se manifestam como espaços de aprendizado e de experimentação. Dezenas de trabalhos estarão ocupando boa parte das instalações do EdA da ECA, que terá ainda uma programação especial de performance na noite de abertura.

Antiga sede do Museu de Arte Contemporânea, o EdA possui espaços de dimensões típicas de um grande museu de Arte e também é uma escola de experimentação de artistas em processo de formação, buscando protagonismo e autonomia na cena cultural brasileira. O público frequentador também tem a oportunidade de experimentar e apreciar diferentes expressões artísticas dentro das propostas do museu.

Na exposição deste ano, temos a presença marcante na galeria de entrada de trabalhos de grafite de integrantes do coletivo de arte urbana Uspixo, e propostas de agrupamentos de pinturas e gravuras de pequenos formatos em espaços que valorizam o conjunto reunido. A sala de vídeo, agora com cadeiras de praia de uso público, exibirá uma seleção compacta de obras audiovisuais. Uma loja estará disponível na entrada do EdA, com produtos dos estudantes, ao lado dos resultados de oficinas pedagógicas com crianças da Escola de Aplicação e trabalhos do grupo Matizes, formado por discentes de Licenciatura em Artes Visuais.

A abertura da exposição acontece no dia 1º de julho às 18h e a visitação vai até o dia 2 de agosto, das 9h às 20h, no Espaço das Artes (EdA) da ECA, na Rua da Praça do Relógio, 160, na Cidade Universitária.

Exposição Laboratório do Semestre
Abertura: 1º de julho de 2024, segunda-feira,
Horário: das 18h, até 21h30
Visitação
Data: 2 de julho a 2 de agosto
Horário: de segunda a sexta das 9h às 20h
Local: Espaço das Artes (EdA) da ECA. Rua da Praça do Relógio, 160. Cidade Universitária. São Paulo, SP.