Nota de Falecimento - Henrique Autran Dourado

COMUNICADOS
Foto em preto e branco. Um homem branco, de cabelos curtos e ligeiramente grisalhos, posa para uma fotografia. Ele veste uma camiseta branca, com uma estampa em preto com o texto 60 anos Conservatório de Tatui. Atrás dele, há um estante com livros. Ele apoia uma das mãos na estante.
Henrique Autran Dourado, professor aposentado do CMU. Foto: reprodução/Facebook

É com grande pesar que a Diretoria da Escola de Comunicações e Artes da USP informa o falecimento do professor Henrique Autran Dourado, docente aposentado do Departamento de Música (CMU), na última segunda-feira, dia 3 de junho, aos 70 anos. O velório e o sepultamento aconteceram nesta quarta, dia 5, na cidade de Tatuí, interior do Estado de São Paulo.

Henrique Autran Dourado foi contrabaixista, escritor, compositor, professor e gestor cultural. Na ECA, realizou, na década de 1990, seus estudos de mestrado e doutorado, e foi professor de contrabaixo do CMU. Como gestor, esteve à frente da Escola Municipal de Música de São Paulo (1989-1997) e foi diretor do Conservatório de Tatuí (2008-2018).

É autor das obras Uma Pequena Estória da Música (1999), Dicionário de Termos e Expressões da Música (2004), O Arco dos Instrumentos de Cordas (2008) e, mais recentemente, Memórias de Isolamento – Saudosos Velhos Amigos e Outras Crônicas (2020), sobre a pandemia de covid-19.

A Diretoria da ECA expressa seu sentido de profundo pesar e presta solidariedade aos familiares, amigos e colegas do CMU. Recebam nosso apoio neste momento tão difícil.

Diretoria da ECA