Nota de Falecimento – Paulo César Bontempi

COMUNICADOS
foto em preto e branco de um homem branco, de cerca de 50 anos, cabelos curtos e levemente grisalhos e óculos. Ele veste uma camiseta estampada e calça jeans. Em uma das mãos segura uma bengala, na outra, uma bolsa preta. Sorri para a câmera. Ao fundo, há um elevador e escadas.
Paulo César Bontempi foi funcionário do Serviço de Pós-graduação da ECA e do Departamento de Jornalismo e Editoração. Foto: Divulgação/CJE

É com grande pesar que a Diretoria da Escola de Comunicações e Artes da USP informa o falecimento de Paulo César Bontempi, ex-funcionário do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), no último sábado, dia 7 de janeiro, aos 63 anos. Até o fechamento desta nota não tivemos informações, por parte da família, sobre seu velório e sepultamento.

Paulo César foi funcionário da ECA entre os anos de 1990 e 2017, sempre ligado à área acadêmica. Após passagens pela Escola de Enfermagem e pela Reitoria da USP, Paulo César ingressou em 1990 no Serviço de Pós-graduação da ECA, tendo sido chefe da área por alguns anos; em 1998, transfere-se para o CJE, onde permaneceu até 2017.

Homenagem a Paulo César Bontempi

"Paulo César Bontempi provavelmente é o carioca mais paulistano e de essência parisiense que conheci. Faço tal afirmação apesar de conhecê-lo por pouco tempo, ou seja, dos anos 1990 para cá, pois sempre em nossas conversas e encontros, de alguma maneira, explicitava o respeito por sua origem no Rio de Janeiro, o reconhecimento por todas as formações enquanto profissional em São Paulo, mas também o seu amor por Paris. A empatia entre nós, que de certa forma somos estrangeiros, foi, portanto, algo bastante natural.

Durante os anos que estudei e estagiei na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), quer seja cursando disciplinas optativas da graduação em Letras-Linguística no Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), quer seja como assistente editorial da revista Comunicação & Educação do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), ou, depois, entre os anos 2003 e 2006, quando ingressei no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, na área de Jornalismo, e cursei disciplinas durante meu mestrado, Bontempi foi um profissional e amigo essencial durante minha trajetória acadêmica na ECA-USP.

Nossas conversas sempre foram recheadas de informações, dicas e também muito humor – aliás este último sempre esteve presente nele e, quando combinado com a ironia, virava uma marca única. Como um reflexo espontâneo, a amizade passou a existir entre nós. Além de um exíguo profissional no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, ele também se tornou um amigo que passou a ser bem-vindo ao meu lar. E, mesmo com sua partida no 7 de janeiro de 2023, o primeiro sábado do ano, guardarei com muito carinho e gratidão sua atenção, disponibilidade, carinho, diversão e, o mais importante, nossa amizade.

Descanse em paz, amigo".

por Tarcísio D’Almeida, professor universitário e ex-aluno da ECA

Na ECA, Paulo César será lembrado por todos com grande carinho e profunda gratidão pelos anos dedicados à nossa Escola. A Diretoria da ECA manifesta o mais profundo pesar e presta solidariedade aos seus familiares e colegas do CJE neste momento tão difícil.

Diretoria da ECA