CBD | Departamento de Informação e Cultura



Docentes da ECA assumem cargos em órgãos centrais da USP

Escolhidos atuarão no Cinusp, no Tusp, na Superintendência de Comunicação Social e no Programa Eixos Temáticos; nomeação mais recente foi para a Osusp
 

Vida acadêmica

Desde o início da nova gestão reitoral da USP professores da ECA têm recebido convites para assumir a direção de órgãos da Universidade e integrar programas vinculados a variados campos das Comunicações e Artes, entre eles comunicação institucional e pesquisas interdisciplinares. Confira a seguir todos os docentes indicados: 

 

Osusp
 
Foto preto e branca e em formato circular de Gil Jardim, homem branco de cabelos cacheados curtos e grisalhos. Ele olha para a câmera e usa uma camiseta de manga comprida preta.
Gil Jardim: Foto: Maristela Martins

Gil Jardim, maestro e docente do Departamento de Música (CMU) da ECA, é o novo diretor da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp). O professor levará para a nova gestão o diálogo entre música erudita e popular e as ações sociais que caracterizam seu trabalho na Orquestra de Câmara (OCAM) da ECA, que segue sob sua direção. 

“Acredito que a Osusp poderá fazer muito pela cultura brasileira, tão machucada nos dias de hoje em nosso país. Desejo que sua casa, o Anfiteatro Camargo Guarnieri, reverbere toda a potente história dessa orquestra e receba o futuro de forma empática e inclusiva", afirma o docente em suas redes sociais. No momento, Gil se dedica a elaboração da nova programação e novos projetos para a orquestra.  

 

Cinusp
 
Fotografia em preto e branco de Eduardo Morettin, um homem branco de meia idade, com cabelos curtos e pretos e olhos claros. Ele veste camisa social branca de mangas compridas e está sentado.
Eduardo Victorio Morettin. Foto: Reprodução/ Itaú Cultural

O docente Eduardo Victorio Morettin será o responsável pela direção do Cinema da USP. Professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), Eduardo também leciona no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), é um dos líderes do grupo de pesquisa CNPq História e Audiovisual: Circularidades e Formas de Comunicação e um dos coordenadores do projeto Leitura e Produção de Conteúdo para Mídias Sociais. 

O Cinusp retomou as sessões presenciais no dia 18 de abril, com a exibição da mostra Para Gostar de Cinema: Espetacular. Sua reabertura também marca a inauguração de uma nova sala, com sistemas de som e projeção avançados.

Segundo o docente, a expectativa ao assumir o cargo neste momento é “realizar a retomada desse espaço em sua plenitude. Há muitos desafios a serem enfrentados, mas seguimos com muito ânimo, muito trabalho e a certeza de que estamos no caminho certo.”

 

TUSP, o Teatro da Universidade 
 
Foto em preto e branco de Luiz Fernando Ramos, homem branco de meia idade, de cabelos grisalhos, curtos e lisos. Ele tem olhos escuros e usa uma camiseta social escura de mangas curtas.
Luiz Fernando Ramos. Foto: Reprodução/ Gazeta do Povo

O professor Luiz Fernando Ramos, chefe do Departamento de Artes Cênicas (CAC), foi escolhido como o novo diretor do Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP). Encenador, dramaturgo e documentarista, Luiz tem experiência com teatro e atualmente realiza pesquisas sobre literatura moderna. É autor dos livros Mimesis performativa: a margem de invenção possível e Rumo a um Novo Teatro & Cena, foi crítico teatral da Folha de S. Paulo e co-editor responsável pela revista Sala Preta, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC).

Segundo o docente, a nova gestão deverá focar na manutenção dos programas do TUSP da capital e do interior de São Paulo, assim como na implantação do TUSP Butantã.

“Fazer esse novo espaço um vetor de todas as ações universitárias de cunho teatral no campus Butantã e fortalecer a rede TUSP em todos os câmpus e no centro de São Paulo são as metas para os próximos dois anos”, afirma.

 

 

Superintendência de Comunicação Social (SCS)

 

Foto em preto e branco de homem de meia idade branco, de olhos escuros, cabelos escuros nas laterais da cabeça. Ele veste uma camisa social branca e um terno claro e sorri.
Eugênio Bucci. Foto: Reprodução/ Aberje

No dia 1 de abril, a USP nomeou ainda um grupo de trabalho que deverá propor estratégias para ampliar a comunicação institucional da Universidade. O grupo é formado por membros  da Superintendência de Comunicação Social (SCS), entre eles Eugênio Bucci, o superintendente da SCS e professor do Departamento de Informação e Cultura (CBD)

Eugênio tem uma longa carreira na área de comunicação, tendo atuado como jornalista e colunista, além de desenvolver pesquisas sobre ética e imprensa, comunicação pública, informação e cultura democrática. 

“Nossas discussões girarão em torno das tarefas de comunicação institucional de uma organização universitária do porte da Universidade de São Paulo. O grupo de trabalho gerará sugestões, pois estamos num momento de ouvir quem conhece o assunto e, de forma serena e fundamentada, ir construindo uma proposta para a USP”, afirmou o docente em nota ao Jornal da USP.

Foto em preto e branco de Paulo Roberto Nassar, um homem de meia idade olhando para a esquerda. Ele é branco, tem uma barba rala, cabelos bem curtos e grisalhos e olhos escuros. Usa um óculos de armação preta e uma camisa preta.
Paulo Roberto Nassar. Foto: ECA

Outro integrante do grupo será o docente Paulo Roberto Nassar de Oliveira. Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial (Aberje), Paulo também integra o Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), é orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e desenvolve pesquisas com ênfase em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. 

Ele destaca a criação do grupo como sinalização da importância da Comunicação da USP para a reitoria. “Estou muito honrado por fazer parte dele em um momento em que a comunicação excelente é fundamental para a defesa da USP, das universidades públicas e da ciência”, diz.

 

 

Programa Eixos Temáticos

 

Foto em preto e branco de homem de meia idade branco, de cabelos grisalhos e ralos nas laterais da cabeça. Ele tem olhos claros, usa um óculos de armação preta e redonda e camisa social branca.
Martin Grossmann. Foto: Reprodução/ IEA-USP

Inaugurado no dia 4 de abril, o Programa Eixos Temáticos da USP tem como objetivo central conectar a USP à sociedade e resolver problemas sociais com abordagem interdisciplinar. Dividido em 11 grandes temas, ele é baseado nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)

Os docentes Lúcia Maciel e Martin Grossmann, do Departamento de Informação e Cultura (CBD), foram selecionados para a coordenação do eixo Cultura e Artes. 

Além de lecionar na ECA, Martin Grossmann atua como coordenador da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e do grupo de pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado

Foto em preto e branco de Lúcia Maciel, mulher branca de meia idade de cabelos pretos, lisos e curtos. Ela tem olhos escuros, usa batom e se veste com uma jaqueta e um lenço preto com estampa de bolinhas no pescoço.
Lúcia Maciel. Foto: Reprodução/ Itaú Cultural

Professora e pesquisadora na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPCI), Lúcia Maciel se dedica às áreas de ação cultural, política cultural e apropriação social da informação. Ela coordena o ColabcCult: Grupo de Pesquisa em Política e Ação Cultural e integra o grupo de estudo Humanidades Computacionais, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Foi diretora do Centro Universitário Maria Antônia de 2018 a 2022. 

Para Martin, o projeto reforça o papel da USP de “apoiar, observar e pesquisar a sociedade e suas questões mais urgentes. E, a partir dessa metodologia interdisciplinar, propor encaminhamentos para aqueles que regem as nossas políticas públicas. É um movimento corajoso e também muito necessário.”

 

 

Publicado em 26 de abril de 2022 e atualizado em 13 de junho de 2022.

 

 


Imagem de capa: Marcos Santos/ USP Imagens