CBD | Departamento de Informação e Cultura



Conheça a nova chefia do Departamento de Informação e Cultura

Nova gestão vai até agosto de 2025 e conta com as professoras Cibele Araujo e Ivete Pieruccini

Vida acadêmica

O Departamento de Informação e Cultura (CBD) elegeu recentemente sua nova chefia. Cibele Araujo Camargo Marques dos Santos, nova chefe, e Ivete Pieruccini, nova vice-chefe, tomaram posse no último dia 22 e estarão à frente do departamento até 21 de agosto de 2025

Foto de uma mulher sentada e falando ao microfone. Ela é branca, tem cabelos escuros na altura dos ombros, usa óculos de armação vinho e vestido estampado em tons de branco, rosa e marrom. Enquanto segura o microfone, ela gesticula com a outra mão e olha para o lado esquerdo da imagem. O fundo é cinza.
Legenda: Professora Cibele Araujo Camargo Marques dos Santos, nova chefe do CBD. Foto: Amanda Ferreira/ LAC

Cibele Araujo Camargo Marques dos Santos é graduada em Biblioteconomia e doutora em Ciência da Informação pela ECA, onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI). Ela pesquisa a organização e representação da informação em bibliotecas, arquivos e web; organização da informação em saúde; vocabulário controlado e estruturado; entre outros temas, além de ter experiência com promoção e divulgação de bibliotecas. É  pesquisadora do Projeto ARQUIGRAFIA no Grupo de Pesquisa CNPq Representações: Imaginário e Tecnologia (RITe) e do Grupo de Pesquisa CNPq Organização e Representação do Conhecimento.

Foto de uma mulher branca de cabelos curtos e grisalhos. Ela usa brincos de argola prateados, um blazer marrom e um colar preto com pingente quadrado. Ela sorri e olha para a câmera.
Professora Ivete Pieruccini, nova vice-chefe do CBD. Foto: reprodução/ Estação do Conhecimento

Graduada em Biblioteconomia e mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela ECA, Ivete Pieruccini também ministra disciplinas na graduação e no PPGCI. Desenvolve e orienta pesquisas sobre as relações entre biblioteca e educação, especialmente no contexto brasileiro, enfocando temas como mediação e mediadores culturais; biblioteca escolar; infoeducação; informação e memória; dispositivos culturais e educação cultural. É líder do Grupo de Pesquisa em Biblioeducação (GPEB) do CNPq e pesquisadora convidada do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), da Universidade de Coimbra (Portugal). 

 


Imagem de capa: montagem com fotos de Amanda Ferreira/LAC e reprodução/Estação do Conhecimento