RETROSPECTIVA 2021: ECA tem 15 novos convênios com universidades do exterior

Após mais um ano sem viagens internacionais, a expectativa é pela retomada dos intercâmbios em 2022

Vida acadêmica
Em março de 2020, foram suspensas em toda a USP as mobilidades acadêmicas internacionais devido à pandemia do novo coronavírus. Sem novos intercâmbios, a Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da ECA avançou em outras frentes de atuação, como a preparação de futuras mobilidades, o suporte a discentes que já estavam no exterior, a criação do regimento da comissão, a produção de materiais de apoio aos discentes, a organização de eventos online e a renovação e formalização de convênios internacionais.

Em 2021, foram 15 novos convênios, com Universidades da América Latina, Europa e Ásia, além da renovação de outros convênios já existentes. Em sua maioria, os convênios têm duração de quatro a cinco anos e contemplam docentes, integrantes da equipe técnico-administrativa e estudantes de pós-graduação e graduação da ECA em cursos ligados às comunicações, informação, cultura e artes de seus países. Confira:

homem branco, com uma camisa clara e uma mochila, está de costas, olhando para a paisagem urbana e céu com nuvens ao fundo
Fernando Pivetti, ex-aluno de jornalismo durante intercâmbio em Málaga, na Espanha. Foto: Reprodução/CRInt
¿Hablas español? Novos convênios com Espanha, Colômbia, Costa Rica e México
Em 2021, foram três novos convênios com universidades espanholas, sendo um com a Facultad de Humanidades, Comunicación y Documentación da Universidad Carlos III, de Madrid, e outros dois convênios com Universidades da região da Andaluzia, no sul da Espanha: com a Facultad de Ciencias de Educación da Universidad de Huelva e com a Facultad de Ciencias de la Comunicación, da Universidade de Málaga

Outros três convênios envolvem países da América Latina: com a Facultad de Comunicación da Universidad de La Sabana, localizada na cidade de Chía, a 10km de distância de Bogotá, capital da Colômbia, com duas escolas da Universidad de Costa Rica, a Escuela de Ciencias de la Comunicación Colectiva e a Escuela de Artes Dramáticas, e com a IBERO – Universidad Iberoamericana, localizada na cidade do México, que possui cursos de graduação em comunicação e mestrado e doutorado nas áreas de comunicação, cinema e artes.

Entre todas as experiências dentro da universidade, o intercâmbio é sem dúvida uma das mais marcantes. Conhecer pessoas muito diferentes de você, com culturas e realidades muito marcantes traz para a nossa formação profissional e pessoal uma visão de mundo muito mais completa.
Fernando Pivetti, ex-aluno do curso de Jornalismo, sobre o intercâmbio na Universidad de Málaga

Mais um convênio com a França
Você sabia que a França é o país com o qual a ECA possui o maior número de convênios?
São oito convênios no total e o mais recente da lista é o acordo com a UFR Letttres et Langues da Université de Poitiers. Localizada no centro-oeste da França, Université de Poitiers é uma das universidades mais antigas do mundo, tendo sido fundada em 1431. Coordenado pelos professores Maria Cristina Palma Mungioli, Marisa Midore Deaecto e Rubens Luis Ribeiro Machado Junior, o convênio abrange tanto a área de artes quanto à área de comunicação.

jovem negra, com cabelos longos e cacheados. Veste um gorro na cabeça. Ao fundo, a imagem de um logo e mais adiante, de prédios da cidade de  Lisboa
Elisa Tobias Martins, ex-aluna de Educomunicação, durante intercâmbio em Lisboa. Foto: Reprodução/CRInt
Portugal: destino mais procurado
A ECA possui alguns convênios com universidades portuguesas, sendo três firmados este ano. São eles: com o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, com a Escola Superior de Teatro e Cinema e a Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa e com a Faculdade de Letras e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A proximidade entre os dois países e o número elevado de convênios tornam Portugal o destino mais procurado pelos estudantes da ECA para o intercâmbio. No site da CRInt, é possível ler os relatos de ex-alunos da ECA sobre a experiência em Portugal e outros países.

Aproveitem ao máximo essa oportunidade! Para mim foi de grande valor cultural, me abriu portas profissionalmente e fiz amizades que levo até hoje, além de um novo olhar sobre a comunicação.
Elisa Christina Tobias Martins, ex-aluna da Licenciatura em Educomunicação, sobre o intercâmbio no Instituto Politécnico de Lisboa

+Europa: possibilidades de intercâmbio na Alemanha, Bélgica Noruega e Reino Unido

Representante asiático vem da Coreia do Sul
O convênio com a Sungkyunkwan University, da Coréia do Sul, é bem abrangente e contempla diversas áreas do conhecimento: Biblioteconomia, Ciências da Informação, Data Science, Comunicações, Turismo e Artes. Quem tiver interesse em fazer o intercâmbio no país asiático, a SKKU tem mais de 40% das aulas ministradas em inglês e um programa de proficiência em coreano. A ECA também possui convênio ativo com Korea National University of Arts, e com universidades da Indonésia, China e Taiwan.

Internacionalização na ECA

A Comissão de Relações Internacionais (CRInt) é quem cuida da formalização de todos os convênios da ECA com instituições estrangeiras. A CRInt também é responsável pelos editais de intercâmbio da ECA e auxilia estudantes e docentes durante todo o processo junto a Universidade no exterior, além receber pesquisadores, docentes e estudantes estrangeiros em visita a Escola.

Acesse a página da CRInt e confira a lista completa dos convênios internacionais da ECA.

Mais Retrospectiva 2021: